#TBT

Ariana Grande: Veja a trajetória da estrela!

Ariana Grande. Foto: Rerodução/Instagram (@arianagrande)

Por Thuane Kuchta.

Hoje o TBT é de uma moça de apenas 25 aninhos, dona de uma poderosa voz de extensão soprano — alvo de comparações frequentes com Mariah Carey — que contrasta com sua altura de 1,53m. Ela mesma: Ariana Grande, que divulgou seu mais recente álbum “Sweetener” na última sexta feira (17).

Madonna: Aos 60, mostra que está em melhor fase da vida

Música e Teatro

Nascida na Flórida, Ariana estreou sua carreira como atriz aos oito anos de idade, interpretando a personagem principal de uma adaptação do musical “Annie“, de Harold Gray.

No ano seguinte, a estrela atuou em mais uma das peças do teatro de sua cidade, desta vez vivendo a personagem Dorothy, do clássico “O Mágico de Oz“.

Mas foi entre 2007 e 2009, que ela desempenhou o papel que daria um rumo diferente a sua vida: Charlotte no musical “13“, apresentado na Broadway.

Sua atuação lhe rendeu o primeiro prêmio de sua carreira e foi por conta dele que Ariana conheceu Dan Schneider, roteirista da Nickelodeon, que estava em busca de atores para protagonizar sua nova série musical, “Victorious“.

Victorious

Em 27 de março de 2010 estreava na Nickelodeon o seriado “Victorious”, protagonizado por Victoria Justice, Leon Thomas III, Avan Jogia, Elizabeth Gillies, Daniella Monet, Matt Bennett e claro, Ariana Grande.

A série foi um sucesso, alcançando grandes índices de audiência para o canal e tornando-se um dos maiores produtos lançados pela Nickelodeon desde “iCarly“.

Put Your Hearts Up

O talento da cantora não só atuando, mas também cantando chamou a atenção da gravadora Republic Records, e a partir dali, ela começou a trabalhar naquele que seria seu primeiro álbum de estúdio, inicialmente intitulado “Daydreamin“.

Ariana lançou “Put Your Hearts Up“, mas o baixo desempenho nas paradas musicais fez com o que  a música passasse de 1º single a single promocional do álbum.

Assim, o projeto sofreu diversas mudanças e teve várias canções engavetadas, não sendo lançado.

Spin Off – Sam & Cat

Em 2012, Ariana seguiu compondo e gravando novas músicas. Ela também foi convidada para protagonizar uma nova série ao lado de Jennette McCurdy (a best friend de ICarly). O projeto foi uma espécie de spin-off de “Victorious” e “iCarly“.

The Way

Paralelamente, ela também continuou seguindo o projeto de seu primeiro álbum.  De um direcionamento inicialmente Pop/Soul, o disco passou a ser inspirado pela música Pop/R&B/Urban/Hip-Hop.

Logo no início de 2013, gravou “The Way“ – esse sim se tornaria o primeiro single de seu disco de estreia e a levaria ao topo das vendas!

A música foi em  parceria com o rapper Mac Miller (seu ex boy) e atingiu rapidamente o topo do iTunes dos Estados Unidos.

O álbum passou a se chamar “Yours Truly”, que pouco tempo depois do lançamento ficou na posição número 9 do “Billboard Hot 100”. Levando a certificação de álbum de platina. Ele ainda rendeu a canção Right There“, parceria com Big Sean e Yours Truly.

Problem

Em 28 de abril de 2014 era lançado o primeiro single do segundo álbum intitulado “My everything”. 

Problem“, parceria com a rapper Iggy Azalea e fruto do álbum, lhe rendeu seu primeiro top 3 no Hot 100 da Billboard e tornou-se um dos maiores hits do ano.

Sendo a 8ª canção mais vendida de 2014 em todo o mundo, com quase 4 milhões de unidades vendidas somente em território estadunidense.

Além de “Problem” e “Break Free” – parceria com o DJ alemão Zedd o “My Everything” gerou outros 3 hits: “Bang Bang” (parceria com Jessie J e Nicki Minaj), “Love Me Harder” (dueto com The Weeknd) e “One Last Time“.

Dentre as 5, quatro atingiram as 10 primeiras colocações da Billboard Hot 100 e juntas, foram responsáveis pela venda de quase 20 milhões de cópias ao redor do mundo.

Prêmios

A era “My Everything” também acarretou na vitória de Ariana em diversas premiações, sendo as mais importantes: VMA, EMA e o BAMBI Awards.

O reconhecimento da crítica também não foi deixado de lado: O disco gerou 2 indicações ao GRAMMY Awards 2015, nas categorias “Best Pop Vocal Album” e “Best Pop Duo/Group Performance” (esta última pelo single “Bang Bang”).

Dangerous Woman

No dia 20 de maio, o álbum “Dangerous Woman” era lançado, sendo eleito pela Billboard, MTV UK e Complex Magazine um dos melhores álbuns de 2016.

Entre seus maiores hits:

One Love Manchester

One Love Manchester foi um concerto beneficente, em resposta ao atentado à bomba em seu show em Manchester, duas semanas antes.

Relembrando: Em 22 de maio de 2017, minutos após o encerramento do show da cantora na Manchester Arena, ocorreu uma explosão que levou à morte de 22 pessoas e deixou outras 100 feridas. O ocorrido foi identificado como um atentado terrorista de teor suicida, com o grupo extremista Estado Islâmico assumindo a autoria.

O evento beneficente, transmitido ao vivo pela BBC One, contou com a presença de 50.000 pessoas, diversos artistas participarem do show, sendo eles: Justin Bieber, Black Eyed Peas, Coldplay, Miley Cyrus, Niall Horan, Little Mix, Katy Perry, Take That, Usher, Imogen Heap, Pharrell Williams, Robbie Williams, Liam Gallagher e outros.

Sweetener

“Ela tem uma voz tão extraordinária e é hora de cantar as músicas que a definem” […] “Whitney, Mariah, Adele… Quando elas cantam, essa que é a músicas delas. Ariana tem grandes momentos vocais, é o momento de valorizar isso”.

Disse Scooter Braun, empresário de Ariana, em uma entrevista antes do lançamento.

Sweetener” possui Pharell Williams como um dos principais produtores e vem sendo muito bem recebido pelos fãs e pelos críticos.

E falando nele, vamos aproveitar e ver esse hino de clipe chamado “God is a Woman”?

Nessa segunda-feira (20), pudemos ver uma apresentação memorável dessa música no Video Music Awards 2018. A cantora juntou dezenas de dançarinas para recriar cenários religiosos e, no final, trouxe mulheres da sua família para serem homenageadas.

Ariana provavelmente é uma das artistas pop que mais vem evoluindo nos últimos anos, então é bom ficarmos bem de olho na estrela!

 

 

 

Sair da versão mobile