Filmes
Aniversário: Filmes que completam uma década de existência (Parte 1)
2008 parece que foi logo ali, não? Pois é, mas lá se vão dez anos! Vamos dar uma olhada e relembrar alguns filmes que estrearam naquele ano?
O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button)
Como não lembrar a história do homem que nasce idoso e rejuvenesce à medida que o tempo passa! O filme conta a vida do personagem por várias décadas, numa trajetória de aventuras e encontros e desencontros com o amor de sua vida, Daisy. O filme, baseado em um conto de F. Scott Fitzgerald (autor do romance O Grande Gatsby, entre outros), foi dirigido por David Fincher (um ano após ter feito o criticamente aclamado Zodíaco) e estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett (fazendo casal pela segunda vez, após Babel, de 2006). Foi também o filme que revelou Taraji P. Henson, na personagem da mãe adotiva de Benjamin, e que hoje protagoniza a série Empire. O filme foi indicado para 13 Oscars – incluindo Ator para Pitt e Atriz Coadjuvante para Henson – e levou 3: Direção de Arte, Maquiagem e Efeitos Visuais.
Kung Fu Panda
Nesta comédia de artes marciais de animação computadorizada, Po é um urso panda que trabalha na loja de macarrão da família e sonha em tornar-se um mestre de kung fu; para a surpresa de todos, quando um perigoso leopardo da neve foge da prisão, Po é o escolhido para derrotá-lo e trazer a paz a seu povo. Dirigido por John Stevenson e Mark Osborne, o filme é tido como o trabalho de animação mais complexo da DreamWorks até então. O elenco de vozes é estelar: além de Jack Black no papel principal, temos Dustin Hoffman, Angelina Jolie, Ian McShane, Lucy Liu, Jack Chan e Seth Rogen. O filme foi um grande sucesso de crítica e público (a terceira maior bilheteria do ano), e rendeu duas sequências: Kung Fu Panda 2, de 2011, e Kung Fu Panda 3, de 2016.
Deixa Ela Entrar (Let the Right One In)
Em Estocolmo, Oskar é um garoto solitário e que sofre bullying na escola, mas sente-se incapaz de reagir; tudo muda quando ele conhece Eli, garota que acabou de se mudar e que está envolta em um mistério pessoal. Baseado no livro de mesmo nome de John Ajvide Lindqvist, que também escreveu o roteiro, este terror vampiresco sueco foi dirigido por Tomas Alfredson – que, posteriormente, viria a dirigir O Espião que Sabia Demais. O filme foi um grande sucesso de crítica e foi alçado a notoriedade mundial, tanto que, apenas dois anos depois, em 2010, ganhou uma versão americana, Deixe-me Entrar, dirigida por Matt Reeves (de Cloverfield: Monstro).
Trovão Tropical (Tropic Thunder)
Três astros de Hollywood vão para o sudeste asiático para participar de um filme de guerra de grande orçamento chamado Trovão Tropical; logo após o início das filmagens, no entanto, eles se veem no meio de uma guerra real, o que os obriga a encarnar seus personagens. A comédia de ação, que tem várias tiradas sátiras dirigidas à indústria cinematográfica, é dirigida por Ben Stiller e tem como trio principal: ele próprio, Jack Black e Robert Downey Jr. Completam o elenco Steve Coogan, Nick Nolte e Matthew McConaughey. Tom Cruise tem uma participação hilária, por trás de uma pesada maquiagem, como um excêntrico executivo de Hollywood. Na época, o filme gerou certa controvérsia por sua abordagem de deficiência mental e uso de black face, mas, no geral, recebeu críticas muito positivas. Robert Downey Jr. foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação.
Mamma Mia!
Adaptação do musical homônimo de 1999, composto apenas por canções da banda ABBA (como “Dancing Queen”, “Voulez-Vous”, “The Winner Takes It All”), traz a história de Donna (vivida por Meryl Streep), uma mulher que vive em uma ilha grega e está para casar a filha Sophie, sendo que esta resolve convidar para a festa 3 ex-namorados na mãe, na esperança de que um deles seja seu pai. Foi o primeiro filme dirigido por Phyllida Lloyd (que três anos depois viria a dirigir Streep em A Dama de Ferro, rendendo um terceiro Oscar à atriz), e também tem no elenco: Pierce Brosnan (de 007 – Um Novo Dia Para Morrer), Colin Firth (de O Discurso do Rei) e Stellan Skarsgard (de Thor e Ninfomaníaca). O filme foi a quinta maior bilheteria daquele ano e justamente agora, em 2018, ganhará uma continuação, Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo.