Opinião

Análise; a nova personalidade de Miley Cyrus: uma rockstar

Miley Cyrus. Foto: Reprodução.

Miley Cyrus é aquela artista que não consegue ficar sempre na mesma área criativa, e isso é nítido ao longo de sua carreira. A cantora que começou na Disney, lançou músicas pop, passou pelo hip-hop, country e agora de encontra no rock.

Desde o seu penúltimo álbum, ‘Younger Now’, Miley vem explorando um lado mais artístico dela e menos comercial, o que desagradou grande parte dos fãs de música pop, que eram seus fiéis seguidores, mas com seu novo lançamento ‘Plastic Heart’, a cantora conseguiu converter todos ao mundo do rock.

O novo álbum de Miley, não foi só bem aceito pela crítica mas como também com todos os seus fãs, que amaram em peso a nova vertente da cantora. A artista sempre demonstrou através de covers de músicas de rock desde a época que era da Disney, seu grande desejo em fazer um álbum voltado para este segmento, e com ‘Plastic Hearts’, muitos críticos dizem que parece que finalmente a cantora se encontrou vocalmente e musicalmente.

Miley realizando um cover de ‘Heart of Glass’

A música que anunciava que a artista estava transitando para uma nova área de sua carreira foi ‘Midnight Sky’, uma das mais leves do álbum e mais comerciais, talvez foi a maneira que Miley encontrou de não causar um estranhamento tão grande em seus fãs com a mudança e analisar a reação do público.

Como o sucesso absoluto, a artista que antes tinha planos para lançar um álbum de pop, anunciou que estava finalizando um projeto todo voltado para o rock, colocando então ‘Plastic Hearts’ para o mundo que acabava transitando um pouco para o pop também, como por exemplo, a parceria com Dua Lipa em ‘Prisioner’, mesmo sendo uma canção rock, Dua é uma artista do segmento pop, o que fez essa mistura de ritmos e público acontecer.

O álbum também contém parcerias com artistas clássicos do rock como Billy Idol e Joan Jett, que são ambos respeitados pelo segmento e apoiaram o trabalho da cantora cedendo seus vocais para o projeto.

Durante a pandemia, Cyrus precisou se reinventar no processo de divulgação do álbum, e acabou fazendo apresentações em estúdios decorados e produzidos na estética do álbum, como nesse especial para a Amazon Prime.

Como o álbum foi lançado no fim do ano, a cantora só pode promover ‘Midnight Sun’ nas premiações e em programas televisivos, e focou a divulgação do projeto nas plataformas onlines. Ela também lançou um documentário com a Apple Music sobre o processo do álbum e performances exclusivas e acústicas de algumas músicas nas plataformas de streaming da maçã.

O último clipe do projeto foi de ‘Plastic Hearts’, que contou com um viral idealizado pela cantora no TikTok. Nele, Miley falava que comentaria em algumas publicações que contassem com um certo desafio: ‘Se a Miley comentar no meu post eu raspo a cabeça’ por exemplo, e ela acabava escolhendo os mais engraçados e juntou tudo em um vídeo incrível. Rolou até tatuagem para a cantora.

Logo depois de lançar o compilado de rock, a cantora em uma entrevista de rádio afirmou que seu próximo álbum já estava pronto e seria voltado para o pop. Pode até agradar aos fãs, mas o que ninguém pode contestar é a versatilidade da cantora, em conseguir ser bem sucedida em qualquer gênero que ela escolha transitar, e o rock parece ser até agora a escolha mais certeira que a cantora fez em toda sua carreira, mesmo que a grande massa não ache isso.

Sair da versão mobile