Connect with us

Subscribe

PopEntrevista

Alma Djem lança ‘Rouxinóis’ com Roberta Campos, revela bastidores do acústico e destaca brasilidade no som

Foto: @marcoshermes

A banda Alma Djem acaba de lançar uma nova versão de Rouxinóis, faixa-destaque do EP PARAÍSO, quarta parte do projeto Acústico em São Paulo. Com uma sonoridade que mistura o reggae suave da banda à melodia delicada da MPB, a faixa ganha ainda mais brilho com a participação especial da cantora Roberta Campos, uma das vozes mais marcantes da música brasileira contemporânea.

Rouxinóis é uma balada romântica, composta por Marcelo Mira, vocalista da banda, em parceria com os compositores Rodrigo Leite e Cauique, autores de sucessos como Pé na Areia (Diogo Nogueira) e Falta Você (Thiaguinho). A música é uma declaração de amor em forma de reggae melódico, com versos que falam da beleza e da alegria que o outro traz à vida, envoltos por uma atmosfera leve e apaixonante.

“Essa música tem um clima muito especial. É um reggae romântico com alma de MPB. A letra e a melodia nasceram de maneira muito natural, e sabíamos que precisava de uma voz feminina sensível para trazer ainda mais emoção. A Roberta Campos foi a escolha perfeita”, conta Marcelo Mira.

A colaboração com Roberta Campos era um sonho antigo da banda, que ganhou forma com o amadurecimento do projeto Acústico em São Paulo. A relação de afinidade começou anos atrás, quando o baixista Pit de Souza chegou a tocar na banda de Roberta. Desde então, a vontade de gravar juntos só aumentava.

“Nós sempre fomos muito fãs da Roberta. Quando começamos a pensar nas participações do Acústico, o nome dela foi unanimidade. Ela recebeu o convite com muito carinho e aceitou prontamente. ‘Rouxinóis’ ficou linda na voz dela e com certeza tanto os fãs do Alma Djem quanto os dela vão se emocionar com essa conexão”, completa Mira.

Roberta Campos falou sobre a admiração pela banda e a escolha da música. “Eu sempre fui muito fã da banda Alma Djem e receber o convite para participar de um momento tão importante da carreira deles, me deixou lisonjeada. Ainda mais cantando ‘Rouxinóis’, essa canção linda que tanto me identifico. Não vejo a hora que todos possam ouvi-la.”

O EP PARAÍSO reforça essa mistura entre reggae e MPB que tem marcado a nova fase da banda. Além de Rouxinóis”, o trabalho conta com participações especiais de outros nomes como Filipe Toca, ampliando os diálogos musicais do grupo.

“Rouxinóis” chega acompanhado de um videoclipe com atmosfera intimista entre os cantores, traduzindo em imagem toda a delicadeza dessa canção que promete tocar corações. O EP “PARAÍSO”, do projeto “Acústico em São Paulo”, já está disponível nas plataformas digitais.

Ouça:

O projeto “Acústico em São Paulo”

Gravado na capital paulistana em julho de 2024, o repertório do show contou com 31 canções em um formato que a banda sempre sonhou em fazer. Mais do que especial, o espetáculo contou com amigos de longa data para comemorar mais do que nunca. Entre os convidados estavam a banda ManevaVitor Kley, Falamansa, Atitude 67, Roberta Campos, Maskavo, Fábio Brazza, Adão Negro, Macucos e Chimarruts.

O show trouxe como destaque as músicas escritas pelo vocalista do Alma Djem, Marcelo Mira, co-autor de hits de artistas consagrados como Ricky Martin, Claudia Leitte, Wanessa Camargo e Jorge & Mateus.

A direção de vídeo é de Rodrigo Pysi, um dos maiores diretores de videoclipes da atualidade e um velho parceiro de gravações com o Alma Djem. Pysi também já assinou trabalhos com Maneva, Sérgio Britto (Titãs), Planta & Raiz, Patrícia Marx, Badi Assad, entre outros.

A produção musical do DVD é de Juninho Sarpa. Conhecido no meio sertanejo, trabalhou com nomes como Paula Fernandes, Marcos & Belutti e João Neto & Frederico. Além disso, é líder da banda de reggae Patuáh, de Campinas, e produtor de bandas de reggae do interior de São Paulo há mais de 20 anos.

Foi um ano intenso de produção musical, arranjos, escolha de repertório com o Sarpa, mistura de sonoridades, instrumentos, ritmos e levadas. E o resultado ficou incrível. Uma mistura de reggae com reggaeton, samba, rap, MPB, forró, pop… ficou incrível. Na parte visual, um cenário especial do mestre Zé Carratu trouxe elementos africanos e urbanos misturados, lembrando essa mistura que é São Paulo. Com isso, provamos que é possível, sim, gravar um álbum acústico de reggae na cidade mais cosmopolita e agitada da América Latina“, conta Marcelo Mira.

Confira a entrevista com Alma Djem:

“Rouxinóis” já era uma música especial no repertório de vocês. O que motivou a escolha dela para ganhar uma nova versão dentro do projeto “Acústico em São Paulo”?

Lançamos Rouxinóis em 2023 mas não fizemos nenhum trabalho de mídia com ela. Nem videoclipe gravamos. Quando vimos ela já tinha 500.000 plays nas plataformas digitais. Isso garantiu sua presença no repertório do Acústico. 

A Roberta Campos trouxe uma vibe muito única para a faixa. Como foi o momento exato em que vocês perceberam que ela era a voz ideal para essa releitura?

A música é muito leve e precisava de uma voz que trouxesse essa paz, essa tranquilidade. Estávamos há tempos querendo chamar a Roberta para uma colaboração. Mandamos a música e ela adorou. 

Tem alguma história de bastidor curiosa da gravação com a Roberta? Às vezes, esses encontros rendem momentos inesperados nos ensaios ou na hora do “ao vivo”…

A Roberta é uma pessoa muito reservada e foi a única mulher entre as participações, então a gente estava com um cuidado muito especial em deixa-la à vontade. Quando a vimos no Camarim do Show de gravação interagindo com todos vimos que tava tudo certo. Ela já estava ambientada com a galera do Reggae. 

O EP se chama “Paraíso”. O quanto esse nome reflete o que vocês estavam sentindo durante as gravações? Ele veio antes ou depois das faixas tomarem forma?

São Paulo tem alguns nomes de lugares que remetem a coisas boas e trazem uns respiros no dia a dia da correria. Sempre achei isso legal. Então colocamos nos EPs o nome desses lugares. Harmonia, Luz, Liberdade, Paraíso. Essa idéia nasceu à medida que o conceito do dvd se formava durante as gravações. 

Reggae e MPB se entrelaçam com muita naturalidade nesse trabalho. Como vocês equilibram essas duas linguagens sem perder a essência da Alma Djem?

O Alma Djem tem a mistura no seu DNA. O Reggae é a base mas se mistura com Rock, com Black Music, Samba e MPB em vários momentos da nossa carreira. Como se trata  de um acústico, é natural que fique mais puxado pra MPB. Nossas melodias e harmonias sempre foram baseadas na essência da música brasileira como Djavan, Gil, Paralamas. Nunca escondemos que nossa intenção sempre foi ajudar a construir um Reggae genuinamente brasileiro. Não temos a pretensão de soar como os Jamaicanos. Essa essência só eles tem. Assim como a essência da brasilidade, só nós carregamos para o mundo. 

O “Acústico em São Paulo” já tem quatro partes lançadas. O que vocês mais aprenderam até aqui com esse formato e com as parcerias que ele proporcionou?

O maior aprendizado , ou reaprendizado, é ver que vale a pena gastar um tempo produzindo um trabalho. Hoje estamos muito escravos de ter que soltar novidades o tempo todo. A gente perde o tempo de maturação das coisas. Nesse dvd trabalhamos junto ao Sarpa, produtor, mais de um ano. Intensamente. Fazendo cada arranjo, ouvindo, testando, corrigindo. Isso é o grande diferencial desse trabalho. 

Vocês costumam compor pensando já no formato acústico ou adaptam músicas que já existem? Como isso funciona na prática, especialmente em faixas mais antigas? 

A composição quase cem por cento nasce de um violão. Então elas já nascem no formato acústico. Elas já funcionam nesse formato. Depois que colocamos as roupas nelas. Batidas, guitarras, linhas de baixo, teclados. Então trazer pro formato acústico acaba sendo até natural. 

A colaboração com compositores como Rodrigo Leite e Cauique mostra uma abertura para parcerias externas. Como rola essa curadoria de quem compõe com vocês?

Temos muitos parceiros de composição. Nesse projeto temos músicas com parceiros como Michael Sullivan, Tato do Falamansa, Zeider do Planta e Raiz e muitos outros. Rodrigo Leite e Cauique são hitmakers do samba, mas quis experimentá-los no contexto do Reggae Mpb e deu muito certo com rouxinóis e outras que temos na gaveta e que possivelmente serão gravadas em outros projetos. 

O público pode esperar mais capítulos para esse projeto? 

Sim, temos mais dois EPs pra lançar desse projeto. Com participações de Vitor Kley, Chimarruts e Falamansa. Além de vídeos de making of, ensaios, gravações e muita coisa legal em todo o processo. É só a galera acompanhar nas nossas redes sociais e youtube. 

Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Written By

Publicitária e pós-graduada em Marketing e Mídias Sociais. Apaixonada por música, filmes, séries e tudo que envolve o universo das redes sociais.

Mais Populares

Duda Beat e Orquestra Ouro Preto se apresentam pela primeira vez no Rio de Janeiro, de graça, nos Arcos da Lapa

Notícias

ALMAR anuncia novo single, ‘Sorte do Dia’, exaltando os encontros que transformam a rotina em poesia

Brasil

#SextouMusical: Justin Bieber, Blackpink, Mariah Carey feat Luísa Sonza e muito mais!!!

Lançamentos da Semana

Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam após 27 anos: ‘Foi uma jornada incrível’

Rock

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop