No dia 20 de abril, o cantor estadunidense de pop e R&B Adrian Jean compartilha a faixa “New Man”. Com lançamento duplo, áudio e videoclipe saem no primeiro minuto da quarta-feira. A letra fala sobre a dor causada por relacionamentos que deram errado. Nela, o cantor permite que o público veja uma versão mais frágil sua, questionando quem é esse novo homem que tem a coragem de se abrir e desabafar sobre suas mágoas.
- Jack Harlow lança o novo single ‘Hello Miss Johnson’
- ‘Die With a Smile’ de Lady Gaga e Bruno Mars atinge 1 bilhão de streams no Spotify
- Kelly Clarkson homenageia Celine Dion com cover de ‘All By Myself’
A canção foi produzida pelo próprio Adrian, ao lado do Los Brasileros, time de super produtores que já assinou trabalhos de grandes nomes – entre eles, Anitta (no álbum “Kisses”), Luísa Sonza e Vitão (“Flores”) e Jão (no álbum “ANTI-HERÓI”). O audiovisual, por sua vez, tem direção geral de Andreza e Jef Delgado (frequentes colaboradores de Emicida e Mano Brown) e direção criativa de Cássio Andreasi, da mesma equipe.
“Pensei em ligar para dizer oi enquanto eu estava aqui / Bêbado discando tarde da noite, memórias trazem lágrimas / (Baby, onde erramos) / Eu te dei o melhor de mim / Mas você trouxe o pior em mim”, dizem versos de “New Man”. A história gira em torno do ressentimento com uma relação que teve um término conturbado. O protagonista expressa sua mágoa em ver a ex com um novo namorado. O cantor entrega que a inspiração para a faixa veio de uma situação vivida por ele: “Eu estive em uma discussão acirrada a semana toda e naquela manhã antes de ir para o estúdio foi a mais intensa”.
A temática da separação é comum na cultura pop, mas não é sempre que o público vê homens confortáveis em desabafar sobre o que sentem. “Há sentimentos, temos sentimentos e, como artista, acho que é meu trabalho expressá-los, compartilhá-los para pintar essas imagens que tenho na cabeça e compartilhar com outras pessoas para que alguém possa estar lidando com a mesma coisa ou tenha lidado com o mesmo peça se identificar também, perceber que é beleza que vem fora disso”, destaca Adrian. “Não é realista fingir que não posso sentir, não posso dividir esses sentimentos e não posso ser muito vulnerável”, acrescenta. “Esse novo homem é corajoso o suficiente para ser ele mesmo, para colocar seu coração na mesa e permitir que ele esteja lá fora?”, questiona.
Colocar sua fragilidade na mesa é um ato que contraria a ideia pré-concebida que a sociedade tem de pessoas negras. É como afirma Cássio Andreasi, diretor criativo do projeto, que completa: “O homem preto hoje, no meu ponto de vista, é estereotipado por expressar sempre o quanto é importante ser forte perante sua trajetória. Dificilmente acontece ou é reconhecido sobre expressar sentimentos frágeis”. O norte-americano ainda pontua que a canção tem vários significados em sua vida: “Eu sabia que o novo homem significava muito e, para mim, em geral, com base nas experiências e relacionamentos que tive, acho que estou chegando a uma posição na minha vida em que estou me tornando um homem novo e eu ainda estou aprendendo o que é isso e ficando feliz com isso”.
A produção da música ficou com Los Brasileros, que já colaboraram com Adrian em seu último lançamento – “TBT (Várias Como Você)” feat. Mc Du Black. “Eles sempre me permitem ser livre e fazer o que eu quero fazer, sentir o que eu quero sentir e me dão tempo para isso”, celebra o músico.
Sobre o processo criativo, o artista comemora: “Gosto de como foi descontraído. E como ele estava contando a história. Não tem um monte de instrumentos, não é uma grande produção. É muito simples e apenas uma contação de história. Isso é o que eu queria”. A faixa é um R&B, gênero muito explorado por AJ, e possui uma linha mais urbana e crua. “Eu cresci no R&B, cresci na música que minha avó costumava ouvir em casa”, o cantor compartilha e frisa que essa escolha musical é baseada em suas raízes. “Escutava muito The Temptations, Patti LaBelle, Harold Melvin and the Blue Notes, Smokey Robinson, Aretha Franklin, os sons da Motown…”, relembra.
O visual do projeto conversa com a obra de Jean-Michel Basquiat, grafiteiro de Manhattan que revolucionou o neo-expressionismo. A ideia veio do próprio músico, como ele conta: “O público vai ver no vídeo que usamos uma referência de Jean Michel Basquiat – eu gosto muito desse artista preto maravilhoso. Fizemos a recriação de uma foto que ele fez quando estava na frente de suas peças e utilizamos o conceito no videoclipe e na capa”.
No videoclipe, Adrian aparece tranquilo com um jogo de luzes dando o tom do caos que estaria se passando dentro dele. “A ideia foi desenvolvida após ouvir o single, calmamente ele deixa mensagens fortes e explícitas. Então, veio essa ideia de fazer alusões ao calmo e agressivo”, explica Cássio.
Quem preparou o norte-americano para a performance corporal no audiovisual foi o coreógrafo King Chris, que já trabalhou com nomes como Dua Lipa, Megan Thee Stallion, Kanye West, Camila Cabello e outros. “Trabalhar com o Adrian em ‘New Man’ foi épico, fiquei muito animado em trabalhar com um novo talento. A música é maravilhosa e sua performance é incrível. Estou honrado e orgulhoso”, contou ele. “A referência que quisemos usar era Basquiat, mas em 2022. Foi simples, para estabelecer a energia da apresentação de AJ como uma super estrela”, revela e completa: “Nós dois criamos juntos, colaborando na visão para esse vídeo”.
Adrian Jean é um cantor, compositor e produtor americano na cena R&B/Pop. Sucesso no TikTok, ele já soma mais de 25 milhões de visualizações no aplicativo. Suas influências incluem Michael Jackson, Stevie Wonder, Beyoncé, Whitney Houston, Frank Ocean, H.E.R. e SZA. O artista possui uma história de superação e chegou até a morar em seu carro, sob o letreiro de Hollywood, em Los Angeles, onde compunha suas letras. Hoje, com a carreira em ascensão, Adrian coleciona parcerias de sucesso e revela ser um apaixonado pelo Brasil. Inclusive, já colaborou com nomes proeminentes do cenário musical brasileiro, entre eles Carol Biazin e MC Du Black. AJ, inclusive, estreou nos palcos do nosso país ao lado do funkeiro no Baile da Favorita, em 2022.
Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop