Pop
Adele pede ao Spotify para remover o botão ‘Shuffle’ de seus álbuns
Como o streaming e outros formatos digitais tornaram a indústria musical mais baseada em canções após décadas centrada em álbuns, tem-se falado muito sobre a “morte do álbum” e a consequente perda de uma declaração artística completa que vem com isto.
- Rock the Mountain anuncia Jorja Smith para edição 2025
- Kelly Clarkson traz versão country de ‘Please Please Please’ de Sabrina Carpenter no Kellyoke
- Pabllo Vittar, Yseult e Sevdaliza recebem Disco de Platina durante evento em Paris
Bem, Adele abordou esse problema de frente pedindo ao Spotify para remover o botão “Shuffle” de seu álbum para preservar a intenção da artista, a qual alega que as músicas são colocadas em uma determinada ordem para “contar uma história” – e o streaming atendeu parcialmente o pedido da cantora.
A opção Shuffle não é mais um padrão na plataforma, de acordo com um representante do Spotify, embora continue sendo uma opção, e os ouvintes clicando no botão aleatório em seus respectivos dispositivos, podem embaralhar o quanto quiserem.
Um representante do Spotify disse no domingo: “Como Adele mencionou, estamos empolgados em compartilhar que começamos a lançar um novo recurso Premium que há muito é solicitado por usuários e artistas para tornar ‘reproduzir’ o botão padrão em todos os álbuns. Para aqueles usuários que ainda desejam embaralhar um álbum, eles podem ir para a visualização Reproduzindo Agora e selecionar o botão de alternância ‘embaralhar’. Como sempre, continuaremos a iterar nossos produtos e recursos para criar as melhores experiências para os artistas e seus fãs.”
No ultimo sábado (20), a cantora agradeceu ao serviço de streaming por alterar a página para que os ouvintes tivessem de ouvir intencionalmente as músicas de seu novo álbum, “30”, em ordem aleatória. O álbum, lançado na sexta-feira, está a caminho de ser o lançamento do ano. (Via Variety)
“Este foi o único pedido que eu tive em nosso setor em constante mudança! Não criamos álbuns com tanto cuidado e reflexão em nossa lista de faixas sem motivo. Nossa arte conta uma história e nossas histórias devem ser ouvidas como pretendíamos. Obrigado Spotify por ouvir.”, disse Adele em sua conta no Twitter.
O Spotify respondeu: “Qualquer coisa para você”.
This was the only request I had in our ever changing industry! We don’t create albums with so much care and thought into our track listing for no reason. Our art tells a story and our stories should be listened to as we intended. Thank you Spotify for listening 🍷♥️ https://t.co/XWlykhqxAy
— Adele (@Adele) November 21, 2021