Filmes
Academia estabelece novas regras para o Oscar 2019
*Por: Ana Carolina Oliveira
A Academia de Artes Cinematográficas anunciou o estabelecimento de novas regras para a 91ª edição do Oscar. Os candidatos nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Documentário, Melhor animação e Melhores Efeitos Especiais serão os mais afetados pelas novas regras. Além disso, houve uma regulamentação do modo que estúdios e distribuidoras promovem seus filmes.
‘Vingadores: Guerra Infinita’, ‘Pagliacci’ e mais! Confira as estreias da semana!
A categoria de efeitos visuais permite que os votantes assistam aos filmes por streaming ou via satélite, podendo preencher as cédulas de votação online. No passado, os votantes eram obrigados a assistir às produções em um cinema em Los Angeles.
As produções que irão concorrer na categoria de Melhor Documentário não precisarão ficar em cartaz durante um período de tempo para serem qualificadas ao Oscar, desde que tenham levado prêmios de qualificações em outros festivais. E assim como na categoria de Melhor Animação, agora é possível indicar até três produtores por filme.
Os estúdios, distribuidoras e cineastas terão de promover seus filmes apenas por empresas aprovadas pela Academia. Caso essa regra seja descumprida, a produção corre risco de ser desclassificada da premiação.
Vale destacar que agora só é permitido serem feitas até quatro exibições com perguntas e respostas do elenco e diretor após os indicados serem revelados pela Academia.
O prazo para filmes estrangeiros se inscreverem ao Oscar é 1 de outubro de 2018. A 91ª edição do Oscar acontecerá no dia 24 de fevereiro de 2019.