Brasil

20 anos de forró: Trio Alvorada leva a cultura nordestina para a Europa

Crédito: Divulgação/Trio Alvorada

Em 2004, três jovens apaixonados pela cultura e música do Nordeste deram vida ao Trio Alvorada, inspirados pelo Forró Pé de Serra e seus ícones, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Desde então, o trio não apenas revive os clássicos, mas também constrói uma trajetória sólida com um repertório autoral, celebrada em festivais e eventos pelo Brasil e pelo mundo. Com cinco discos lançados, o grupo conquistou um público fiel.

Agora, o Trio Alvorada celebra seus 20 anos de estrada com uma nova turnê internacional que passará por dois festivais icônicos de forró na Europa. A primeira parada será no Festival de Forró de Colônia, na Alemanha, no dia 4 de outubro de 2024. Este evento é um dos mais tradicionais, já tendo recebido nomes de peso como Fulô, Dona Zaíra, Bicho de pé, entre outros. Na sequência, o trio segue para Nice, na França, onde fará sua estreia no Festival de Forró de Nice no dia 11 de outubro.

A trajetória internacional do Trio Alvorada começou em setembro de 2015, quando realizaram sua primeira turnê fora do Brasil, com 16 shows em países como Alemanha, Inglaterra, Suíça, Portugal, França, Itália, Noruega, Bélgica, Holanda e Rússia. “O sucesso foi tanto que já voltamos à Europa para mais sete turnês”, destaca o grupo. Além disso, em maio de 2024, o trio levou o forró para o Japão, realizando três shows em Tóquio e Hamamatsu.

“Desde 2004, seguimos homenageando a música nordestina e levando o forró pé de serra para novas fronteiras. Nossa expectativa é que seja tão bom quanto foram os outros, com muito público, e uma galera bem animada, bem para cima, com uma baita energia, que é uma das coisas que a gente mais troca com quem curte nossos shows”, conclui o Eder, vocalista do trio.

Sair da versão mobile