Connect with us

Subscribe

Brasil

Regina Souza lança ‘Vista Seu Canto’, primeiro single do novo álbum

Foto: Divulgação

A cantora e compositora mineira Regina Souza lança “Vista seu santo”, primeiro single do seu novo álbum, com produção musical e arranjos de Fejuca e Ricardo Gama, que já esta  disponível em todas as plataformas digitais. O álbum, intitulado “Sou”, está programado para sair em agosto. Até lá o público terá a oportunidade de conhecer esta e mais duas faixas que serão lançadas nos meses de junho e julho. O trabalho é totalmente autoral e mergulha nas raízes da música brasileira, explorando diversos ritmos como ijexá, baião e samba, além de baladas e valsa.

As composições de Regina refletem suas experiências pessoais por meio de um olhar poético, especialmente nas nuances do amor, dos encontros e desencontros, da partilha e da solidão, dos sonhos e da esperança. O álbum é caracterizado por uma atmosfera leve, onde as músicas abordam a temática dos afetos e também exploram a espiritualidade da artista, influenciada pelos ensinamentos de terreiro. Revelando a essência da compositora, o trabalho mescla uma variedade de temas e elementos que fazem parte de sua vivência e de sua observação do mundo ao seu redor.

Sobre o single “Vista seu santo”, Regina conta que a ideia surgiu por meio de uma fala do Preto Velho Vovô Pedro, sobre a importância de cada pessoa vestir o seu santo e assumir a proteção de um guia. No seu caso, a proteção do orixá Ogum, sincretizado com São Jorge, popularmente conhecido como o santo guerreiro. Vovô diz que Ogum está sempre a serviço da paz, do bem e do amor, e que não usa sua espada para ferir, mas para cortar a ilusão e trazer a verdade, assim como a coragem para enfrentar as adversidades da vida. A música é uma inspiração para aqueles que têm fé, seja no seu santo ou orixá.

Para Ricardo Gama, “Vista seu santo” traz uma presença marcante da música afro-brasileira em sua base, respeitando o conceito musical que o tema pede, tanto na parte rítmica, através dos toques de percussão, como na presença do violão de nylon e flautas”.  É a primeira faixa a ser mostrada para o público, de um álbum produzido com muito carinho. Sobre ele, Fejuca completa: “tá bem solto, moderno em alguns momentos e tem um quê de atemporal. A gente chegar nisso é ouro!”

As temáticas de terreiro têm uma presença marcante no cancioneiro brasileiro. Em seu álbum anterior, Regina já explorava essa vivência espiritual em suas composições, como na faixa “Pra Iansã”, onde expressa: “que cada pessoa no mundo tenha junto seu guia, seu anjo, orixá”. Ela, que veio de uma família católica e começou a cantar na igreja ainda criança, se afastou da prática dessa religião na fase adulta. Como brasileira, encontrou na Umbanda os ensinamentos que fizeram sentido para a compreensão da sua espiritualidade.

“Vista seu santo”, primeiro single, que também é a faixa de abertura do álbum, marca uma fase madura do trabalho de composição de Regina, que encontrou total afinidade para este novo projeto na proposta musical dos produtores Fejuca e Gama, artistas reconhecidos do cenário musical nacional, ambos com premiações no Grammy Latino, colaboradores de vários artistas como Milton Nascimento, Liniker, Emicida, Mariana Aydar e Rubel.

Quando pensou em Fejuca para a produção, Regina pediu à amiga e produtora Danusa Carvalho para fazer a ponte, pois ainda não o conhecia pessoalmente. Fejuca aceitou o convite e trouxe seu parceiro, Ricardo Gama para assinar com ele a produção musical e arranjos deste trabalho. 

Além das composições inéditas, o álbum traz parcerias: com o maranhense Zeca Baleiro, que também faz uma participação especial; com a mineira Patrícia Lucchesi, escritora e doutora em filosofia; com a cantora e compositora carioca Michele Agra. Também conta com a participação especial do cantor e compositor fluminense Alcides Sodré, voz incidental de Hugo Rafael, e ainda de Vovô Pedro.

O single será lançado pela Sou Música, selo e editora de Regina, em parceria com a Onerpm, e estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 17 de maio.

Seu lançamento poderá ser acompanhado no Instagram e Facebook: @reginasouzaoficial, no TikTok @reginasouza.oficial e no canal do YouTube ReginaSouzaOficial. A divulgação incluirá, além da assessoria de imprensa nacional, conteúdos digitais como teasers e visualizers mostrando os bastidores e histórias dessa produção. E histórias, Regina tem algumas para contar, pois, além de ser uma das principais cantautoras mineiras de sua geração, é também atriz e produtora cultural com 33 anos de carreira.

Desde seu primeiro disco já tinha o desejo de trilhar o caminho autoral, tanto que a maioria das faixas eram inéditas e compostas para aquele trabalho. Mas foi no seu segundo álbum, “Outonos”, com produção de Rodrigo Campello, que se assumiu como compositora, assinando parcerias com Vander Lee, Lokua Kanza, Affonsinho, Flávio Henrique e Zeca Baleiro. Já no seu último álbum, o “Chegaí”, assina música e letra de todas as composições, com produção musical e arranjos de Du Macedo e Regina, co-produção de Felipe Fantoni, e colaboração de Cláudio Queiroz e Fred Jamaica.

Regina Souza, formada em Relações Públicas e Filosofia pela PUC Minas, vem de uma família atuante na história da política brasileira, que tem entre seus personagens o sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, o cartunista Henfil e o compositor Franciso Mário, um dos pioneiros do disco independente. Foi parceira de arte e vida do compositor mineiro Vander Lee e inspiração de várias de suas canções, entre elas “Esperando Aviões”, “Pra ela passar”, “Mais um barco”, “Lenço e lençol”, “Siga em paz”, “O baile dos anjos”, “Seu rei”, “Abc”, incluindo ainda a música “Meu Jardim”, que foi composta para o primeiro disco homônimo de Regina, mas que acabou não sendo lançada por ela, mas sim por Vander Lee, anos depois.

Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Written By

Jucilene, pernambucana, nascida em Recife. Formada em Produção Publicitária. Apaixonada por musica, filmes, séries e redes sociais.

Mais Populares

Biel fala sobre retorno ao mercado musical, novos lançamentos, regravação inédita e mais

PopEntrevista

Fernando e Sorocaba levam Churrasco On Fire a novas cidades com experiências inesquecíveis

Sertanejo

Solarrio fala sobre álbum de estreia, inspirações, vinda ao Brasil e muito mais

PopEntrevista

Nanno disponibiliza o novo álbum ‘Minerium Sessions’

Brasil

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter

Olá, seja bem-vinde ao universo do Portal PopNow! A partir de agora você receberá notícias fresquinhas e selecionadas para você estar por dentro de tudo o que acontece no mundo musical, de cinema, TV e entretenimento em geral. Venha com a gente! PopNow - Know-how Pop