UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
PopEntrevista

Clara x Sofia, revelação do pop mineiro preparam primeiro projeto autoral

Revelação do pop mineiro,  Clara x Sofia, é formada pelas cantoras Clara Câmpara, 23 anos e Sofia Lopes, 21 anos. O duo está junto desde 2017 e de lá para cá ficaram conhecidas em festas de Belo Horizonte até chegar ao Festival Planeta Brasil de 2018 que tiveram a honra de dividir o palco com grandes artistas. No mesmo ano, lançaram um remix da música “Malandragem” em parceria com DUX, Breno Rocha, Ralk e Raphael Capelão.

Com o lançamento pela gravadora Sony Music, o duo Clara x Sofia estão dando início ao primeiro projeto autoral. A primeira música desse EP já lançada “Aonde Está Você” já acumula mais de 122 mil de visualizações no YouTube.

A marca do duo, é trazer músicas que falam sobre o que acreditam, desabafos emocionais e a força feminina. Assuntos que estão em altas nos dias de hoje, vão ser trazidos por Clara x Sofia de uma forma mais leve, divertido, colorido e com muito pop dançante.

Afinal, quem é Clara x Sofia? Para saber mais sobre as meninas que prometem conquistar o mercado musical brasileiro, o PopNow bateu um papo bem legal e falamos sobre carreira, lançamentos e muito mais que está por vir.

Confira a entrevista na íntegra:

PopNow: Como que o duo Clara x Sofia começaram? Vocês já tinham uma conexão com a música?

Clara x Sofia: Individualmente a nossa conexão com a música  começou em momentos diferentes, a Sofia cantava desde 8 anos, no coral da escola. Já eu não, sempre gostei de música, mas não tinha muita veia musical na família, então não tinha cobiçado a cantar, aí com 15 anos entrei para uma escola de canto. Tanto eu, quanto a Sofia com essa idade começamos a postar vídeos cantando, e como Belo Horizonte é ‘um ovo’, pessoal começou a ver que a gente cantava. Em 2016, a gente ainda não se conhecia e estávamos num mesmo rolê. Um amigo tocando violão, falou para nós duas cantar. Uma semana depois, um amigo chamou nós duas para cantar numa festa e lá se conhecemos melhor. Depois começamos a ser chamada para outras festas e decidimos formar a dupla.

PopNow:  Vocês estão preparando o primeiro álbum da carreira. O que podem adiantar sobre esse projeto? Quais as referências que estão procurando trazer para ele?

Clara x Sofia: A gente está preparando um EP, que já tem algumas músicas que estão prontas. É um EP que fala da gente e sobre o que acreditamos. Vamos trazer desabafos emocionais e nossos propósitos sobre o bem, união e força feminina. Está sendo uma experiência única e inusitada porque é nossa primeira vez no estúdio gravando autoral. Até descobrirmos o nosso estilo, foi um processo de autodescobrimento muito forte, mas estamos indo tijolinho por tijolinho para criar um álbum bem a nossa cara, legal, colorido, divertido, pop e que  passe o que a gente pensa.

PopNow: Como está sendo o processo das composições? Tem alguma de vocês, como está sendo essa seleção das músicas?

Clara x Sofia: Tem um pouco de tudo, a gente selecionou algumas de outros compositores no qual encaixava com o duo, mas tem composições nossas. De cinco que já gravamos, quatro são nossas. Somos abertas a toda ajuda que recebemos, mas estamos trabalhando esse lado de composição.

PopNow: O álbum vai contar com participações de Rogério Flausino e Paulinho Fonseca, nas faixas “corrente do bem” e “seu fim em mim”. Como foi a escolha para a participação deles?

Clara x Sofia:  O nosso produtor Lipe Carvalho tem um projeto com o Paulinho e um dia  mostrou um som nosso para ele que adorou e gravou “corrente do bem”. Um dia, Paulinho estava tocando uma música nossa no camarim e o Rogério ouviu e na hora falou que queria participar. Ficamos honradas, porque eles são nossos Norte no meio musical, no quesito musical e de inspiração também. Foi uma coisa que fluiu naturalmente.

PopNow: Na primeira música lançada “Aonde Está Você” pergunta sobre o real de cada pessoa e encontrar o “eu” de cada um que trouxe uma crítica a sociedade que vivemos. Para vocês qual a importância de falar sobre isso?

Clara x Sofia: A importância é enorme, assim que a gente começou a cantar, chegamos à conclusão que a nossa música tinha que ter um motivo. Quando ouvimos uma música, gostamos de sentir um tipo de conforto que vamos se identificar de alguma maneira. E falar de autoconhecimento, amor próprio e a desconstrução de padrão de beleza é uma coisa que todo mundo quer ouvir. Hoje a gente vive enfiada no Instagram e ficamos nos comparando com as outras pessoas. É muito massa, conseguir ouvir uma música que fale ‘vamos conversar sobre isso’, então isso é um coisa que nos preocupamos muito de fazer, que nossa música traga para os outros o que a gente procura, que é essa identificação, com assuntos que estão em alta hoje em dia. Eu, Clara por exemplo, é uma coisa que tenho que trabalhar todos os dias o amor próprio, de me comparar e de enxergar o mundo fora do padrão. Então, para essa música colocamos a nossa percepção, de uma maneira leve.

PopNow: Chegaram a receber algum retorno da música? Alguém que ouviu e chamou vocês para comentar?

Clara x Sofia: A música está tendo uma repercussão que a gente não imaginava, tanto em grande escala de pessoas que não conhecíamos, tanto na nossa comunidade de Belo Horizonte que nos apoiam. Foi um feedback que ficamos surpresas, porque recebemos elogios de todos os âmbitos, que acharam dançante e uma música gostosa. Depois que assistiram o clipe que entenderam ainda mais a música.

PopNow: Vocês participaram do festival planeta  brasil em 2018, como foi cantar ao lado de Seu Jorge, Céu, Natiruts, Criolo e Wiz Khalifa?

Clara x Sofia: Foi surreal! A gente fala que está no TOP 1 nos melhores dias da nossa vida. Foi o momento que caiu a nossa ficha de ter responsabilidade, ensaiar e dedicar mais. Tivemos um tempo muito curto para montar um show e cantamos pela primeira vez algumas músicas autorais, mesmo não tendo todas gravadas. Foi um energia muito bacana  e tocar para um público de festival, foi gratificante porque eles estão lá pela música, deram moral para nós duas e ganhamos um gás enorme para a gente acreditar e continuar. E tocar ao lado de todas as pessoas foi maravilhoso e ainda dividimos o palco com o Vitão também. Um dia que ficamos nos beliscando, sem acreditar que aquilo era real.

PopNow: De duo brasileiro que já existem, o que diferencia Clara x Sofia?

Clara x Sofia: Muita gente chega e compara com a AnaVitoria, mas na hora que você ouve a música entende que somos bem diferentes tanto musicalmente, quanto em essência. A gente é bem pop e traz um pegada bem colorida. Trazemos elementos que não ouço em outros duos e esse é nosso objetivo de vir totalmente diferente desde o som com a nossa personalidade e identidade como dupla.

PopNow: Se fosse para escolher um feat nacional e um internacional para fazer uma música. Quem escolheriam?

Clara x Sofia: Aí meu deus!! Um feat nacional a gente adoraria fazer com a Duda Beat que tem muito a ver com nosso astral e da mensagem que passa. Já um internacional a gente escolhe a Dua Lipa (Risos).

PopNow: Quais são os outros artistas que são inspirações para o duo?

Clara x Sofia: Além da duas, nos inspiramos na Anitta, Beyoncé que é diva pop, Amy Winehouse e Jordan Smith que amamos.

PopNow: Quem é Clara x Sofia?

Clara x Sofia: Clara e Sofia são duas amigas, apaixonadas por música, felizes e animadas. Doidas para fazer o bem. Um laço de amizade muito forte que foram unidas pela música, além de serem muito coloridas (Risos).

SHOPPING

Clara x Sofia, revelação do pop mineiro preparam primeiro projeto autoral

To Top