Connect with us

Festival

Festival Madureira traz Arlindinho, Leci Brandão, baterias da Portela e Império Serrano e mais; confira

Leci Brandão. Foto: Carlos Torres

O Festival Madureira inaugura o mês da Consciência Negra no Rio de Janeiro com três dias de música na quadra da Escola de Samba Império Serrano. Nomes como Leci Brandão, Arlindinho (homenageando seu pai, Arlindo Cruz), Awerê, além das baterias da Portela e do Império e muito mais atrações. 

O Festival acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta às 19h, sábado e domingo às 15h), sempre com ingressos populares, é uma iniciativa dos próprios culturais locais da Rede Madureira reunidos em torno da criação e da realização do evento com patrocínio da Secretaria de Cultura Municipal do Rio de Janeiro, FUNARJ e Rio Galeão.

O FESTIVAL

Organizado pelas lideranças culturais do bairro nobre suburbano do Rio de Janeiro, o Festival pretende estabelecer como um dos principais eventos que pensam a cultura negra no país. Madureira é um dos berços do subúrbio cario Rio e foi ali que se do berço, coração do Jongo. É ali também que há o famoso Mercadão de Madureira, de onde sai o cortejo da tradicional festa de Yemanjá, o Baile Charme do Viaduto e as célebres Escolas de Samba Portela e Império Serrano. 

Foto: Divulgação

Amarrando todas as pontas, o Festival Madureira apresenta em sua primeira edição os nomes mais representativos da cultura do bairro. ‘O Festival Madureira é uma plataforma de visibilidade preta e suburbana. Foi criado de baixo pra cima artistas e pretos dos próprios bairros que se uniram de uns anos pra cá na Rede Madureira. Essa Rede criou uma incubadora de projetos dos grupos de lá e um Circuito Turístico na Zona Norte muito importante. O Festival é fruto desse movimento que tá botando Madureira de novo no epicentro da cena cultural da cidade’ – completa Pretinho da Serrinha, uma das crias da região.

11/04 Sexta-feira – 19h

Noite da Beleza Negra – Agbara Dudu

Leci Brandão

Bloco afro Lemi Ayó

Bateria da Portela

A primeira noite do Festival começa com o renascimento da célebre Noite da Beleza Negra – Agbara Dudu, que fez no movimento negro do Brasil nas décadas de 80 e 90. Ela ressurgirá justamente no local onde a ‘Noite’ nasceu, na Quadra da Império Serrano e no ano em que o Agbara Dudu completa seus 40 anos de existência.

Agbara Dudu. Foto: Divulgação

Na Noite da Beleza Negra teremos o desfile e seleção das candidatas a Rainha de 202, ao som das apresentações dos Blocos Afro ícones de Madureira, Lemi Ayó e Agbara Dudu. Ao final do evento será anunciado a Rainha campeã do ano que em seguida irá nos brindar com uma linda performance que promete lembrar e emocionar várias transformações da negritude carioca. Logo depois vai rolar o show da célebre Bateria da Escola de Samba Portela que vai sacudir e esquentar a Quadra imperiana.

Para culminar teremos um show histórico da gigante Dona Leci Brandão, nascida em Madureira, numa grande celebração afro-subrubana em homenagem aos tambores e a música preta carioca. 

11/05 Sábado – 15h

Homenagem a Arlindo Cruz – Arlindinho 

Quintal da Magia

Feira Crespa

Escolas de samba mirins Império do Futuro e Filhos da Águia

DJ Cris Pantoja

Bateria do Império Serrano

Noite de grande emoção em homenagem a Arlindo Cruz, pelo seu filho Arlindinho e na sede da sua Escola querida, a Império Serrano que em 2022 retorna ao Grupo Especial, justamente com o enredo sobre o Mestre Arlindo. Na Feira da tarde o inicia evento com Feira Crespa, que faz a parte para artesanato expositoras negras expositoras negras expor seus produtos de moda, e gastronomia.

Arlindinho. Foto: Divulgação

Em seguida, as crianças das Escolas de Samba mirins do Império e da Portela (Império do Futuro e Águias do Amanhã) vão se apresentar com um show de baita de mestres salas e portas bandeiras, baterias e passistas mirins. O Futuro do nosso samba. 

Na noite de sábado com a roda de samba do Quintal da Magia, uma das maiores revela do mundo do samba em 22, pontos que vem acompanhando20 eventos abre as ruas do subúrbio carioca com suas rodas de samba com muito tambor e macumba . 

Entre os sets da Roda de Samba teremos a querida DJ Cris Pantoja, que vai botar a quadra inteira do Império Serrano pra dançar com muita música preta. Para coroar a noite imperiana teremos o grande show do Arlindinho em Homenagem ao seu pai, Arlindo Cruz. 

Madureira vai se emocionar cantando junto com seus clássicos do samba e com o encerramento da bateria com show-catarse da Império Serrano. A Serrinha vai descer! Madureira la la laia.

11/06 Domingo – 15h

Homenagem aos tambores e a magia

Awurê

Roda de Jongo com Companhia de Aruanda

Quintal da Portela

Feira Crespa

DJ Bieta

O domingo tendo fim do Festival começa com a Feira Crespa seguida da famosa Roda de Samba do Quintal da Portela liderada pelos membros da Velha Guarda da Azul e Branco que promete repetir o enorme sucesso que essa roda vem sábados na Quadra da Porta. Em seguida teremos um DJ Bieta, grande revelação das pistas cariocas que vai sacudir geral com muito Samba, Soul, Black music e Axé.

  

Quintal da Portela. foto: Divulgação

Para culminar e fechar o Festival com chave de ouro e muita magia teremos a grande Roda de Jongo do Morro da Serrinha com a potente Companhia de Aruanda e em seguida o show do grupo Awurê. Formada pela nova geração do Jongo da comunidade centenária da Serrinha, a Companhia de Aruanda se notabilizou há 15 anos realizar sua roda todos os meses debaixo do Viaduto de Madureira, formando milhares de novos jongueiros. O grupo promete botar toda a quadra do Império para entrar na roda e dançar o jongo, considerado do pai do samba carioca. A conclusão será com o badalado Grupo Awurê, criado em 2018 em Madureira com o objetivo de exaltar a importância da influência africana em nossa cultura através da música e dadança e contribuir para o protagonismo do negro. 

Seus shows de pessoasamba, jongo, afoxé, maracatus e pontos de umbanda e candomblé têm atração de pessoas no Rio e em São Paulo e fecha o Festival Madureira com muito axé, dança e magia. Saravá!

SERVIÇO – Festival Madureira

Onde: Quadra do Império Serrano (Av. Min. Edgard Romero 114, Madureira – Rio de Janeiro)

Classificação etária: livre 

Ingressos: R$ 12,50 pelo Sympla ( https://www.sympla.com.br/ )

Inscrever-se na Newsletter

Written By

Apaixonado por fotografia, curioso e atento as novidades. Amo viajar, conhecer lugares novos e criar looks onde eu me sinta otimo.

Mais Populares

Sandy anuncia show no Rio de Janeiro em abril; saiba mais

Brasil

SextouMusical SextouMusical

#SextouMusical: Ludmilla, Dilsinho feat Ana Castela, Joelma, Lauren Jauregui e muito mais!!

Lançamentos da Semana

NX Zero volta aos palcos com a ‘Tour Um Pouco Mais’

Rock

Sabrina Carpenter conquista primeiro sucesso no Top 40 da Billboard Hot 100 com ‘Feather’

Pop

Advertisement
Inscrever-se na Newsletter

Copyright © PopNow 2017 - 2023. Todos os Direitos Reservados.

Connect
Inscrever-se na Newsletter