Sergio Reis. Foto: PopNow/Jan Sen
Brasil

Sergio Reis lança biografia, escrita por Murilo Carvalho, no Rio

Foto: PopNow/Jan Sen

*Por Jan Sen.

Na última sexta, 14, foi lançada na Livraria da Travessa Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, a biografia “Sergio Reis: uma vida, um talento”, escrita por Murilo Carvalho, pela editora Tinta Negra – Grupo Editorial Zit.

Sergio Reis é conhecido como um dos maiores cantores sertanejos de todos os tempos, dono de carisma singular, Sérgio Reis: Uma vida, um talento! É uma biografia Narra desde a história de seus avós paternos, que migraram da pequena vila italiana onde viveu o autor do clássico infantil Pinocchio, até a homenagem recente que recebeu na aldeia Ki-Kre-Tum, uma reserva caiapó do Pará. Passa pelo envolvimento de Sérgio com a Jovem Guarda, a adolescência a bordo de uma vespa, a devoção a São Judas Tadeu, a viagem a barco pelo norte do Brasil, em 1968, a famosa participação ao lado de Almir Sater na novela O Rei do Gado, como a dupla Pirilampo e Saracura — e em outras tantas novelas juntos, em leal parceria —, a amizade sincera com Renato Teixeira e o acidente vascular cerebral que teve em pleno voo, em 2002.

Ao mesmo tempo, o livro compõe uma saborosa viagem pelo cenário cultural de diferentes épocas do Brasil. Relembra a época áurea de cinemas paulistas como Marabá, Ipiranga e Marrocos, nos quais se exigia até dos adolescentes que usassem terno e gravata. Passa pela Jovem Guarda, pela Tropicália, pelos programas de calouro, pela era dos festivais, pelo Rock dos anos 80, e explica por que a viola é muito mais do que o símbolo da música do interior.

A biografia traz, ainda, inúmeras fotos de época, além da discografia completa do cantor. Suas páginas revelam não apenas causos e fatos que despertam a curiosidade de amantes da música caipira, mas também compõem um retrato abrangente e sensível da exuberância que tem marcado a música popular no Brasil.

Veja fotos do evento!

Sergio Reis lança biografia, escrita por Murilo Carvalho, no Rio
To Top