Biografia

Saiba quem é IZA, a cantora que vem dominando o cenário Pop brasileiro

Com mais de 1.7M Subscribe no Youtube e 3M de ouvintes mensais no Spotify, não é atoa que a belíssima IZA bateu em disparada a cantora Luísa Sonza, com 80% dos votas da nossa PopEnquete. Comprovando, que a cantora está dominando o cenário musical brasileiro e, conquistando cada dia mais uma legião de fãs com sua fina e harmoniosa sintonia R&B-Pop.

Vamos a biografia da vencedora da primeira PopEnquete do ano de 2019!

Quem é IZA?

Isabela Cristina Corrêa Lima, ou apenas IZA (nome artístico), nasceu em 3 de setembro de 1990, no bairro de Olaria, no subúrbio carioca. Ela é cantora, compositora, apresentadora e publicitária.

Filha de um Militar da Marinha, sambista amador e de uma professora de música, IZA viveu no Rio de Janeiro um parte da sua infância e outra em Natal. Aos 6 anos de idade foi morar em capital potiguar, do Nordeste brasileiro. Pois, seu pai como militar  foi servir na Base Naval da cidade.

Iza e sua mãe dona Isabel

Sua infância na  não foi uma das melhores em Natal. Na escola a carioca sofreu bullying, por ser a única negra. Mas, foi aí também que IZA teve seu primeiro contato com a música. Ela começou a cantar no coral da Igreja ainda na sua infância.

De volta ao Rio de Janeiro, já no final da sua adolescência IZA foi para universidade e se formou em Publicidade e Propaganda, formando se pela PUC-Rio. Trabalhou como editora de vídeo, depois ingressou na área de marketing e, por fim, foi parar em um espaço de coworking.

Carreira

Desde de criança IZA mostrava que gostava de cantar. Na sua infância já cantava no coral da igreja que frequentava em Natal. Aos 14 anos de idade a artista fazia apresentações de canto, dança e teatro para família e vizinhos. A gata, já mostrando que era astúcia desde pequena, chegava a pedir R$1 pela apresentação, para comprar algumas guloseimas – Esperta ela né?!

De volta ao Rio de Janeiro no final da sua adolescência, a cantora não parou  e ela começou a fazer shows em retiros e paróquias da cidade. Com o passar do tempo, as coisas foram mudando e ela começou a  ser convidada para se apresentar em outros eventos.

Apesar de ter ido a universidade e trabalhado como editora de vídeo, na área de marketing e em um espaço de coworking. IZA não estava muito satisfeita com sua vida profissional.

Foi então que em 2014 a gata resolveu mudar de vida e investir no que realmente gostava, cantar. Assim,  decidiu largar tudo para se dedicar à musica. E em julho do mesmo ano ela decidiu formar uma base de fãs, criando um canal no youtube para adentrar no mundo musical e se reafirmar como cantora.  No canal,  IZA fazia vídeos de covers de músicas de Beyoncé, Rhianna, Sam Smith, Amy Winehouse e de Prince.

Confira o vídeo abaixo:

Mas tudo mudou para artista em 2016, quando ela foi contratada pela gravadora Warner Music e três singles foram lançados. Logo mais,  em 2017 a carioca emplaco um dos seus singles “Quem Sabe Sou Eu”, que foi trilha sonora da novela “Rock Story”.

Em seguida ela lançou seu segundo single   “Te Pegar”, com um videoclipe que contou com a participação do ator José Loreto – Veja!

Sua terceira música “Vim para Ficar” foi lançada logo depois e emplacou  em todas as rádios do país.

Mas foi com a canção “Pesadão” que a musa deslanchou e ficou mais conhecido em todo o Brasil. A música tem participação do cantor Marcelo Falcão, vocalista do Rappa e o clip já conta com mais de 200M de visualizações.

Seu primeiro disco “Dona de Mim”foi lançado no dia 27 de abril de 2018, após dois anos de trabalho e vários diversos singles divulgados no decorrer do processo entre 2016 e 2017.

O álbum é composto totalmente por músicas do gênero Pop e R&B. Porém, com uma sútil mescla de estilos como o reggae, soul, blues, entre outros. além disso, o LP tem a participação de Carlinhos Brown, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Marcelo Falcão, Rincon Sapiência, Ruxell e Thiaguinho.

Confira o álbum:

“Dona de Mim” foi bem recebido pelo púbico e fãs, além de ter sido aclamado pela crítica, recebendo elogios pela sua consistência e coerência.

Prêmios 

em 2018, o álbum “Dona de Mim” foi indicado para o “Grammy Latino” na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”, infelizmente a artista não ganhou. Mas, conquistou o prêmio na mesma categoria no “Women´s Music Event Awards”.

Curiosidade

Ela foi revelação no Rock in Rio , após dividir o palco com o norte-americano Ceelo Green.

Outra curiosidade é que  Iza e a youtuber Jout Jout são muito amigas e ambas lançaram seus canais no Youtube ao mesmo tempo, uma com o incentivo da outra.

Referência

Hoje IZA é considerada uma referência de mulher negra no Brasil.  Ela também levanta a bandeira do empoderamento feminino, da importância da mulher negra aceitar a cor da sua pele, a forma do seu corpo e do cabelo.

Mas não é só isso, ela também torno-se referência na moda. Seus looks ousados e sexy e suas longas tranças, ela é dona de um estilo totalmente único que dificilmente passa despercebido. Ela definitivamente mostra para o mundo toda sexualidade brasileira através de suas roupas.

Iza. Foto: Divulgação/Thomas Rera

Saiba quem é IZA, a cantora que vem dominando o cenário Pop brasileiro
To Top