PopEntrevista

PopEntrevista: Levi Lima, vocalista da Banda Jammil

Foto: Divulgação

Na contagem regressiva para o Carnaval, entrevistamos Levi Lima, vocalista da Banda Jammil, num papo muito bacana, onde falou um pouco do Carnaval de Salvador, do Rio de Janeiro e o primeiro com a temática na Austrália. Também comentou sobre a participação na trilha sonora da novela “O Outro Lado do Paraíso” com a canção “Na Real”, entre outras coisas.

Leia também: Vocalista do Jammil, Levi Lima estreia no Carnaval do Rio

Confira a entrevista:

PopNow: De quem foi a ideia de criar o projeto “Vamos ver o pôr do sol”? Qual o objetivo dele?

Levi: Esse projeto é muito cultural, que surgiu na gravação do nosso último DVD. Ele tem uma parte acústica
que foi gravado na Ponta do Humaitá, um dos cartões postais de Salvador. Nós gostamos tanto do lugar e do carisma dos moradores que decidimos fazer um evento lá aberto ao público com conceito de inclusão, realizamos a primeira edição e reunimos 8 mil pessoas, e de lá para cá já são três anos desse evento cada vez mais frequentado. Não é só um show, a gente também têm um engajamento para conseguir a revitalização do lugar que já está no ponto final, envolvemos a gastronomia local, comerciantes locais, arte e moda. E fizemos pela primeira vez no bairro Santo Antônio Além do Carmo, também em Salvador, que recebeu 15 mil pessoas num evento incrível.

PopNow: Conta um pouco como está sendo realizar o projeto “Vamos ver o pôr do sol” por mais um ano? O que ele traz de diferente da sua primeira edição em 2015?

Levi: Cada edição nós temos uma temática. Já tivemos coral infantil, temática de natal, cada edição traz um tema. E para esse ano a grande diferença levar para o bairro de Santo Antônio, onde recebemos o Olodum. Já recebemos grandes artistas nas outras. Na verdade não temos a intenção de ficar trazendo muitas alterações para o projeto, é justamente dentro do calendário da nossa cidade que inserimos a realidade.

PopNow: O último disco que vocês lançaram foi em 2015 com o “Jammil de todas as praias”. Estão preparando alguma coisa nova, alguma parceria?

Levi: Para esse ano o que tinha para lançar já lançamos. Estamos com uma música na novela “O Outro Lado do Paraíso”, a intitulada “Na Real” estamos também trabalhando a música “Navegando a Vida”, a canção de trabalho nesse momento onde gravamos um clipe no litoral sul da Bahia, uma experiência com a natureza que tem muito haver com a letra. Temos outras músicas para serem lançadas que já estão separadas inclusive. Temos um Carnaval na Austrália em março. Os outros projetos vamos esperar passar o Carnaval que tem coisas bem interessantes e diferentes.

PopNow: E como vai ser esse Carnaval na Austrália?

Levi: Show fora do Brasil não é o primeiro, mas com essa temática de Carnaval, é. Vamos fazer duas apresentações. Acredito que vai ser muito caloroso um Carnaval para brasileiros que moram lá, e acredito que elas estão com muitas saudades daqui e vai ser o momento de levar o Brasil para eles. A gente fica feliz pelo formato escolhido para levar até a Austrália, bem no formato baiano com trio elétrico e tudo. Uma experiência bem legal e especial.

PopNow: Como foi esse convite para a música “Na Real” entrar como trilha sonora da novela?

Levi: Foi um processo de construção ao longo dos anos. É nossa sétima música para personagens de novela. E sempre que tem uma novela nova a gente manda algumas canções, manda algumas ideias, às vezes elas se encaixam natural, às vezes não, mas temos essa oportunidade de estar mostrando e a música encaixa na trama e acabamos fazendo parte dessa trilha.

PopNow: Entrando em clima de Carnaval, qual a expectativa para esse ano? O que estão preparando para os foliões?

Levi: Nosso bloco sai domingo e segunda-feira no circuito da Ondina, um bloco de 7 anos apenas, mas que já esgota os abadas todos os anos e nossos fãs de todo o Brasil vão para lá e acompanham a festa, curtem muito e compartilham esse momento especial com a gente. Esse ano a grande surpresa nossa um dia na quinta-feira vamos sair no trio 5 horas que é para o folião “pipoca”, acompanhar a gente no Carnaval.

PopNow: O que tem de diferente do Carnaval do Rio e no de Salvador?

Levi: Eu acho que o povo mais próximo do comportamento baiano e do jeito de ser é o carioca. A gente tem uma coisa muito próxima da presença do mar, cotidiano enfim. São dois Carnavais com formatos diferentes. O Carnaval que fiz no Rio, foi no formato baiano com trio elétrico na rua e sempre a gente sempre tem um público bacana, bem receptivos e é uma festa para 100 mil pessoas na rua e isso mostra que as pessoas tem carinho pelo nosso Carnaval como temos carinho pelo Carnaval do rio, inclusive todo Carnaval tem participação de alguma escola de samba.

PopNow: Hoje o Axé está se renovando a cada dia mais, trazendo coisas novas com um pouco da presença do pop. Como a Banda Jammil está se renovando?

Levi: Na verdade eu deixo fluir as coisas dentro do nosso trabalho, exercito as influências que chegam até mim dentro do histórico de vivência dentro da música que vamos tendo ao longo dos anos. Eu venho convivendo com muitos estilos musicais e nessas conversas e experiências a gente vai trazendo fluências para nosso som. Não é uma coisa pensada naquele momento que vai ser usada e transcrito na canção, no texto, no ritmo, no arranjo e na melodia. Não é uma coisa tipo tenho que reinventar o Axé.

PopNow: Fala para gente do Projeto Tamar, a importância dele para a banda? E o quanto a banda está envolvida nesse projeto?

Levi: Eu acho que não só pro artista, mas também o profissional de qualquer área é importante caminhar paralelo ao engajamento profissional, com nosso lado humano. E a gente tem essa consciência dentro do trabalho do grupo, mas é uma coisa pessoal  que a gente gosta realmente como tem esse projeto “O Pôr do Sol”, aberto ao público. A gente gosta de fazer parte em outros projetos que tem essa intenção de estar com o coletivo no cuidado com a natureza no caso do Tamar, que são nossos amigos de alguns anos, onde estamos sempre participando com eles e fazendo sempre eventos. É uma coisa que  faz bem. É um projeto de 35 anos que  cuidando das tartarugas tem um efeito em todo ecossistema dentro daquela situação, quando mexe em uma coisa é um efeito dominó que vai indo, um trabalho bem complexo mais do que possa imaginar.

PopNow: E para finalizar deixa um recado para quem está lendo a matéria?

Levi: Para a galera que acompanha o PopNow, quero dizer que foi muito legal em conversar com vocês, espero que a galera se divirta e conheça mais sobre nosso trabalho e deixar um convite para quem quiser Curtir o carnaval de Salvador com a gente lá no bloco praieiro e no nossos shows. Um Carnaval muito especial à todos.

PopEntrevista: Levi Lima, vocalista da Banda Jammil
To Top