Mar Aberto. Foto: Reprodução/Instagram (@marabertoduo)
PopEntrevista

PopEntrevista: Duo Mar Aberto exala simpatia admite sonho de gravar com Roberto Carlos

Foto: Divulgação

*Colaborou Bianca Luzetti. 

Eles são dois fofos. Mas como fofura, apenas, não enche barriga, o recheio é o mais surpreendente. Donos de vozes sensacionais e um estilo único, o duo de indie pop composto por Gabriela Luz e Thiago Mart, que surgiu no YouTube, vem tendo um resultado surpreendente. Com mais de 12 milhões de views na plataforma, os cantores lançaram o primeiro EP em 2017, sob selo da Warner Music. Agora eles querem mais!

Taylor Caniff e Duda Castro vem ao Brasil para show em 7 cidades

Com quase 500 mil views no YouTube, o clipe de “Logo Agora” traça um novo momento com composições próprias. O PopNow bateu um papo com Gabriela Luz e Thiago Mart, que comentaram sobre curiosidades, detalhes, e com quem gostariam de realizar uma parceria com ninguém menos que o rei Roberto Carlos.

A entrevista foi bastante fluida, quase um papo de velhos amigos em um bar. Os artistas foram muito fofos e envolventes, e se jogaram perguntas, viajando em algumas situações.

Confira a entrevista: 

PopNow: Vocês começaram no YouTube, que vem sendo uma vitrine de novos artistas nos últimos tempos. Como surgiu a ideia de criar o Canal e criar os covers?

Thiago: Isso mesmo que você falou, a gente entende o YouTube como uma plataforma que propulciona artistas – tanto quando o Spotify – e pra nós foi uma mudança de vida. E lá atrás, em setembro de 2016, quando a gente decidiu que teria essa história musical juntos, procuramos uma empresa de gestão de carreira, e começamos a traçar estratégias – como qual público gostaríamos de atingir. Decidimos como queríamos nos posicionar e conseguimos ter uma ideia inicial.

Gabi: Eu quando tinha minha carreira solo, ficava pensando “ah, esse vídeo não vou postar, ainda não está perfeito… Só postergando!”. Hoje o Thi, além de tudo, me encoraja muito, ele fala “vamos postar assim, não tem essa”.

Thiago: E aí a gente estabeleceu qual seria a frequência, que era toda terça-feira ao meio dia. E aí lançamos nossas autorais e as versões. A gente encontrou o Dani Black no aeroporto uma vez e ele falou uma coisa que achei muito legal, que era que nós não éramos artistas impressionistas que tem músicas autorais, somos músicos autorais que fazem versões. Falei que um dia usaria isso em uma entrevista (rs).

Mar Aberto. Foto: Reprodução/Instagram (@marabertoduo)

Mar Aberto. Foto: Reprodução/Instagram (@marabertoduo)

PopNow: Há vários grandes nomes de artistas que fazem covers e publicam no YouTube, como o Boyce Avenue. Como vocês escolhiam as músicas para fazer uma versão de vocês?

Thiago: Citando o Boyce que você falou, também sempre foram uma referência de vida. Eles têm um trabalho autoral que infelizmente não é tão popular como a parte de covers deles. Mas eles têm um canal onde podem postar de tudo.

Na verdade, a gente tem uma premissa que é o posicionamento, então só escolhemos coisas que tem a ver com a gente, nunca só pautados pelo momento. Por exemplo a gente adora 1Kilo, e quando eles lançaram “Deixe-me ir”, a gente cogitou fazer, mas acho que fugiria um pouco do que nós somos. Apesar da gente gostar de ouvir, não é o que a gente cantaria, e aí não fizemos. Então é isso, a gente sempre analisa. “Ah, acho que o público gostaria de ouvir uma versão de Mar Aberto de Clarice Falcão, Roberto Carlos…”. Então tudo é pensado.

Gabi: A gente adora ouvir sugestões, sempre pedimos. Inclusive fizemos uma vez assim: pegamos várias sugestões e fizemos uma playlist no Spotify e aí dessa playlist, ouvimos muito e escolhemos músicas dali.

Thiago: E isso é muito bom, porque ao mesmo tempo que temos um planejamento interno, estamos sempre abertos ao que os fãs dizem.

PopNow: Com o crescimento da internet, muitos artistas puderam mostrar seus trabalhos através das plataformas de streaming, YouTube, e até pelas redes sociais. A forma de consumir música mudou e a resposta dos fãs é em tempo real. Como vocês veem isso?

Thiago: É exatamente isso. É muito mais fácil sentir a temperatura agora do que no tempo em que só existia o rádio e a televisão pra ter esse feedback. Hoje a gente consegue ver gente do Brasil inteiro comentando sem sair de casa. É muito bom.

PopNow: Vocês já estão há quase um ano no cast da Warner Music, uma das maiores gravadoras do país. O que mudou na vida de vocês depois da contratação?

Thiago: Existe toda uma mecânica diferente de trabalho, né!? As coisas levam um pouco mais de tempo, e isso foi uma mudança que tivemos que nos adaptar. Como viemos da independente, fazíamos o que queríamos em qualquer momento. Agora são várias cabeças pensando juntas em prol do projeto. Hoje a coisa flui muitíssimo bem. Eles têm um acesso a pessoas e coisas que nós, fazendo o trabalho independente demoraríamos muito mais para ter.

PopNow: Vocês acabam de lançar sua última música autoral, “Logo Agora”, que vem sendo um sucesso. Qual foi a inspiração para a música e como vocês se identificam com ela? Vocês são daqueles que deixas os outros resolverem, ou gostam de mood e expor ideias?

Gabi: Nós fizemos algumas reuniões até o roteiro sair completo do clipe. Na primeira reunião que a gente fez, o Thi teve a ideia da gente dançar. Aí eu já adorei de cara (rs) e fomos falar com a direção do clipe. Eles também adoraram e já deram algumas ideias de roteiro, locação.

Thiago: A gente é muito “pitaqueiro”. Como viemos do YouTube, se não fizéssemos ninguém ia fazer. Então fomos construindo essa característica e entendendo como fazer um vídeo, etc. Hoje, num contexto de clipe, procuramos levar nossa identidade. E tem sido muito bom, porque as pessoas que a gente trabalha são muito legais e deixam as coisas rolarem.

PopNow: E vocês continuam acompanhando a plataforma e vendo quem de legal vem surgindo? Poderiam destacar algum artista que vocês curtam assistir a vídeos de covers no YouTube?

Gabi: A gente sempre acompanha. As coisas hoje em dia são muito rápidas, então direto vemos um artista muito legal em uma semana, aí na outra já existe outro, e assim vai.

Thiago: Tem gente que tem 15 mil inscritos e é sensacional. Tem um cara que a gente adora e joga bola comigo toda quarta-feira, que é o Sthefano, um menino do Rio Grande do Sul, que canta muito, toca muito e é muito gente boa.

PopNow: Vocês lançaram um EP no ano passado, agora apresentaram um novo single inédito. O que vem em seguida?

Gabi: Estamos preparando um CD, provavelmente com 10 faixas, já queremos entrar em estúdio agora em julho com o Dudu Borges e talvez tenha um single com participação entes do disco.  

Thiago: Queremos alimentar o público com muita coisa até o próximo single. Então vai ter making of do clipe, making of da música, vídeo ensinando a coreografia… Enfim, muita coisa legal.

PopNow: Até porque vocês não estão fazendo os covers toda terça-feira como antes, né?!

Thiago: Isso! Não tem mais. Chegamos em um momento que não queríamos fazer isso por obrigação, então agora queremos fazer as coisas em torno do autoral.

PopNow: Vocês têm uma parceria muita interessante dom o S.EL.V.A, que é a música “O Amor Existe (Meu Amor)”, vocês pensam em fazer outras parcerias? Se pudessem escolher um artista brasileiro, quem seria?

Thiago: O nacional podemos falar juntos:

Mar Aberto: Roberto Carlos!

Thiago: Toda vez que eu escuto Roberto Carlos, eu choro. Sou uma senhora de 70 anos, não é possível (risos). Quando eu fui no show dele, fui disputar as rosas, mas não deu certo. O cara tem mais de 50 anos de sucesso sem interrupção. Ele é o rei da constância. Acho que seria lindo, seria um pontinho na vida tipo “Checkpoint”. Até cantar no especial dele seria sensacional.

Mar Aberto. Foto: Reprodução/Instagram (@marabertoduo)

Mar Aberto. Foto: Reprodução/Instagram (@marabertoduo)

PopNow: Já está chegando o final do ano, hein?!

Thiago: Nossa cara, se isso acontecer eu tenho alvará para subir no palco e chorar.

Gabriela: E internacional?

Thiago: Dá pra pensar em fazer com o Kendrick Lamar. Tem artista nacionais que a gente pensa também em fazer umas misturas malucas, tipo Rashid, Oriente, Gabriel, O Pensador. A Gabriela é muito fã do Gabriel, O Pensador desde criancinha.

Gabi: Eu falava que queria casar com ele.

PopNow: Aproveitando que a gente tá viajando um pouco, aonde vocês se imaginam daqui a cinco anos?

Thiago: Eu não sou muito de metas, eu vou mais no flow das coisas. Mas acho que ter um carro legal, ter uma casa legal com um quintal grandão pra minha cachorra brincar, poder colocar gasolina no carro sem me preocupar, poder entrar no Uber ou no táxi sem me preocupar, poder comprar bons vinhos, bons queijos… Assim, ter uma tranquilidade financeira na vida proporcionada pela carreira musical. É um sonho, e acho que bem possível. E também que a gente esteja tocando em um lugar bem legal, tipo Fortaleza.

Gabi: Eu imagino o Mar Aberto tocando com um público gigantesco cantando mais alto que a gente (risos).

Thiago: E também sempre tempo espaço pra ter a nossa vida mundana, podendo deitar na cama, abraçar os cachorros e assistir um seriado.

PopNow: Quem é o duo Mar Aberto? Quem é o Thiago e quem é a Gabi?

Thiago: Uma pergunta freudiana quase! (Risos). Costumamos falar que o Mar Aberto é uma sensação. Quando a gente toca e canta, foi o que mudou nossa vida, quando a gente começou a fazer isso junto, tudo começou a acontecer. E é como estar de frente pro mar. Pode ir para os lados, para baixo, pode subir ao céu. Então para mim é a sensação de que tudo é possível.

Gabi: Para mim também. E é uma coisa muito engraçada, porque eu e o Thi, separadamente, nós somos artistas legais. Mas juntos, somos invencíveis (rs)!

Thiago: E a gente se sente muito bem fazendo isso juntos. Agora, respondendo quem é Thiago cara, é um cara que quer viver numa boa. Quer fazer música, não quer brigar com ninguém, quer conhecer gente, lugares e comer comidas diferentes em lugares diferentes.

Gabi: A Gabi quer sempre fazer tudo com lerdeza. Ir no show e cantar tranquilamente, viver com tranquilidade, conhecer o maior número de pessoas possíveis.

Thiago: E o Gabriel o pensador né Gabi? (rs)

Gabi: Também (Risos).

PopEntrevista: Duo Mar Aberto exala simpatia admite sonho de gravar com Roberto Carlos
To Top