UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Biografia

Ivete Sangalo: conheça um pouco mais da trajetória desta musa do ‘axé’

PUBLICIDADE

Veveta ou Ivete Sangalo, seja lá o nome que você à chama, essa musa do “axé” sem dúvidas é a querida por bilhões de brasileiros mundo a fora, além de muitos gringos também. Por conta disso, não é de se estranhar que Veveta tenha batido o recorde de votação, ganhado nossa PopEnquete com 69% , deixando Daniela Mercury a comer fumaça com apenas 31%.

Como vocês já sabem, a campeão da nossa enquete ganha uma biografia – Então vamos aos fatos!

PUBLICIDADE

Quem é Ivete?

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady nasceu em Juazeiro terra do ícone da Bossa Nova, João Gilberto,  numa família de músicos. Filha de Alsus Almeida de San Galo e Dona Maria Ivete e irmã de: San Galo Mônica, Cíntia Jesus, Ricardo e Marcos.

Teve adolescência um pouco dolorosa, pois quando tinha 16 anos seu irmão Marcos morreu atropelado em Salvado. E,um ano antes, morrera seu pai de infarto, que era joalheiro. Com sua perda, a família perdeu seu alicece não só emocional, mas também financeiro. Sendo assim, a família teve que ir batalhar o sustento. Veveta foi modelo, trabalhava em uma loja, mas era famosa mesmo por distribuir em Salvador marmitas preparadas por sua mãe em uma carro velho que vivia quebrando.

Carreira

Desde de criança, Ivete já demostrava sua paixão pela música. Começou a cantar no colégio, aproveitava os intervalos para tocar violão. Nas reuniões de família, tocava com os irmãos e encarregava-se da percussão.

Ivete quando ainda era bem pequenina

Aos 17 anos, apresentou-se num bar em Ondina levada por sua irmã Mônica. Desde então, ela não parou mais.  Realizou alguns shows no interior da Bahia, chegando até se apresentar em Pernambuco, onde abriu o show de Geraldo Azevedo

Porém, sua sorte mudará, quando um certo dia recebeu um convite para participar de uma micareta no município de Morro do Chapéu, na Bahia. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva, que a convidou para ser vocalista da Banda Eva.

Assim começou o reinado de Veveta na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns.  Com ela no comando do grupo, a Banda Eva produziu vários hitz de sucesso como “Arerê”, ‘Beleza Rara”, “Pegue Aí” e “Flores”.

Mas foi em 1997 que a banda entrou para a história da música popular brasileira com o álbum “Banda Eva ao Vivo”. O EP vendeu mais de 2 milhões de cópias. O grupo chegava a fazer 30 shows por mês e claro, Ivete era o centro das atenções, por conta da sua voz potente, levemente rouca e com uma animação e performance única.

Em 1999 depois do carnaval baiano,  Ivete saiu da Banda Eva para começar sua carreira solo. No começo de abril entre maio e junho desse mesmo ano, ela gravou as 14 faixas do seu primeiro álbum intitulado, “Ivete Sangalo”, o qual vendeu mais de 100 mil cópias. O single chefe do disco “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, de Herbert Viana e Paulo Sergio Valle, foi total sucesso.

Em seguida, lançou seu segundo álbum, “Beat Beleza”, com a mesma fórmula: axé, músicas românticas e pop. Começando sua turnê nacional por Salvador. O single “A Lua Que eu Te Dei” foi o destaque do single”. A partir de então, a cantora de “axé music” começa a ser reconhecida nacionalmente como um grande sucesso da Música Popular Brasileira –  MPB.

Em 2001 seu terceiro disco,  “Festa” foi lançado. Com a música-título Ivete alcançou um sucesso estrondoso após a canção se transformar em hino do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol. desde de então, a cantora começou a infiltrar no mercado internacional. Ela até  fez um dueto com o cantor norte-americano Brian McKnight.

Uma curiosidade desse álbum é, que ele contava com a participação do guitarrista Davi Moares, o qual Ivete teve um casamento relâmpago e que durou até 2004.

Com uma carreiro promissória, Veveta lançou álbum atrás do outro.  Em 2003“Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso”, com o hit “Sorte Grande”, popularmente conhecida como “Poeira”, a música mais executada de Ivete nas rádios até hoje. No mesmo ano, ela grava seu primeiro DVD e álbum-solo ao vivo, o “MTV ao Vivo”, gravado do estádio Fonte Nova, em Salvador, para mais de 60 mil pessoas. O show contou com a  participação de Daniela Mercury , Margareth Menezes, Gilberto Gil, Tatau do Ara Ketu, Sandy e Júnior e Davi Moraes. O CD e DVD foi lançado em maio de 2004 e trata-se do DVD mais vendido da Universal Music no Brasil.

Já em 2005 ela chegou com o disco “Supernovas” que teve uma tiragem inicial de 650 mil cópias.  O EP divertido, espontâneo, extrovertido, mas ao mesmo tempo sensual teve vários hits de sucesso como: “Abalou Poder”, “Soy Louco Por Ti America” e “Quando a Chuva Passar”.

Com sua carreira solo já consolidada entre 2005 e 2009, Sangalo foi arriscar a sorte em outros ramos. Ela abriu uma produtora chamada Caco de Telha Produções Artísticas, cuja primeira ação foi trazer a cantora pop Beyoncé ao Brasil. Mas não parou só aí, ela também lançou uma linha de roupas em parceria com a rede de lojas Riachuelo.

Em 2009, grávidissima, lançou o CD e DVD “Pode Entrar: Multishow Registro”, gravado no estúdio de sua casa em Salvador, com participação de Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Marcelo Camelo (Los Hermanos) e Mônica San Galo, irmã da cantora. Neste mesmo ano,  recebeu quatro indicações ao Grammy Latino: Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro (“Pode Entrar”), Melhor Vídeo Musical, Melhor Canção Brasileira (“Agora Eu Já Sei”) e Melhor Álbum Infantil com “Veveta e Saulinho – A Casa Amarela”,  gravado em 2008 com o cantor Saulo Fernandes, atual vocalista da Banda Eva.

Saindo do solo brasileiro, em 2010 Ivete foi  gravar seu terceiro DVD ao vivo no Madison Square Garden, em Nova York. A megaprodução foi lançada em dezembro desse mesmo ano, com participações especiais de Seu Jorge, Nelly Furtado, o astro colombiano Juanes, Diego Torres, Wisin & Handel e James Morrison.

Em 24 de abril de 2012 chegou ao mercado brasileiro o álbum ao vivo Ivete, Gil e Caetano em colaboração com Gilberto Gil e Caetano Veloso. O EP tinha quinze faixas com tradicionais canções dos três artistas e conquistou o prêmio Grammy Latino de melhor álbum de música popular brasileira de 2012. Além de ter sido indicado ao Grammy Latino de Álbum do Ano.

O quarto DVD de Ivete chegou em 2013 em comemoração aos 20 anos de carreira da artista.  A gravação do DVD ao vivo ocorreu no dia 14 de dezembro de 2013, na Arena Fonte Nova, em Salvador, contando com um público de 50 mil pessoas.

Logo após, em 2016 a artista gravou seu primeiro álbum acústico, no Teatro L’Occitane, no distrito de trancoso, na cidade de Porto Seguro, na Bahia. “O Farol”, foi o single do disco.

Já em 2018, Ivete gravou seu DVD Live Experience, na Arena Palmeiras em São Paulo. O DVD é um mix de músicas novas com os vários hits de grande sucessos.

Curiosidades

Veveta não é de brincar em serviço e para aqueles não saibam, ela tem seu próprio trío elétrico, além de seu prórpio bloco e camarote carnavalesco, o Cerveja & Cia. Além disso, ela ainsa é sócia do tradicional bloco Coruja.

Agora essa outra curiosidade acho que muita gente desconhece. Você se lembra do Orkut? Então, Ivete foi a protagonista da primeira transmissão ao vivo via streaming pelo Orkut, no fim do ano de 2010. Seus fãs puderam enviar perguntas as quais eram respondidas diretamente da sua casa em Salvador.

Lembra da música “Berimbau Metalizado”?! Essa canção foi o primeiro single brasileiro a receber a certificação digital, com 50 mil downloads digitais.

Prêmios

Ao longo de sua carreira, Ivete ganhoue foi indicada por diversos prêmios musicais. Foram mais de 150 indicações e  108 prêmios vencidos. Em 1992, conquistou o Troféu Dorival Caymmi de melhor interpréte. Em 1999, por seu álbum de estreia na carreira solo ela recebeu o Prêmio Multishow de melhor cantora. Já em 2005, foi indicada na categoria ‘Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras’ no Grammy Latino, tendo vencido esse prêmio pela primeira vez. Em 2012, o especial Ivete, Gil e Caetano conquistou o prêmio de ‘Melhor álbum de MPB’. Em 2014, levou o terceiro com ‘Melhor Álbum de Música Pop Contemporâneo’ por Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo 20 anos. Ela também acumula 6 Troféus de Imprensa, sendo a recordista neste prêmio, e também é a cantora com mais indicações, num  total de 15 indicações.

Ivete recebendo o prêmio da música brasileira
SHOPPING

Ivete Sangalo: conheça um pouco mais da trajetória desta musa do ‘axé’

To Top