Aline Barros. Foto: PopNow/Jan Sen Fotografia
Música

Deezer: 2o Gospel Day celebra sucesso da música gospel na plataforma e premia artistas destaque em 2017

Foto: PopNow/Jan Sen Fotografia

O 2º Gospel Day, promovido pela plataforma de streaming Deezer, aconteceu na última terça-feira, 5, em um teatro no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. O evento, que reuniu importantes nomes do cenário gospel no país, teve como objetivo premiar os artistas que atingiram os resultados mais expressivos dentro da plataforma e celebrar a música gospel em geral, com shows de artistas com carreiras já consagradas, como Aline Barros e Fernandinho, e mais recentes (nem tanto assim, já que são dez anos de estrada) na indústria cristã – porém bastante destacados – como o Coral Kemuel, formado por 8 pessoas. O grupo, no entanto, conseguiu um grande feito no ano passado, quando assinou contrato com a Sony Music.

Pitty, Tássia Reis e Emmily Barreto lançam ‘Contramão’

Além destes, o evento recebeu cerca de 400 convidados no total, entre representantes de gravadoras, artistas, imprensa e distribuidoras digitais. Entre os artistas ainda não mencionados, se fizeram presentes os cantores Fernandinho e Bruna Karla, que receberam uma placa premiando a marca de um milhão de fãs na plataforma da Deezer – ele ainda levou para casa o título de ser o artista mais ouvido; Cristina Mel; a jovem ex-apresentadora do SBT Priscilla Alcantara, que recebeu o prêmio de único single gospel no Top 100 da Deezer, com a canção “Liberdade”; Preto no Branco, que teve o single mais ouvido dentre os artistas do segmento; o vocalista da Oficina G3, Mauro Henrique; o pastor Adhemar de Campos, um dos pioneiros da música cristã – e que emocionou a todos com seu discurso de fé; entre outros.

Artista Revelação: Isadora Pompeo
Single mais ouvido: “Ninguém Explica Deus”, do Preto no Branco
Único Single gospel no Top 100: “Liberdade”, Priscilla Alcântara
Álbum mais ouvido: “Até Transbordar”, Gabriela Rocha
Top 5 dos artistas mais ouvidos:
1º – Fernandinho
2º – Aline Barros
3º – Bruna Karla
4º – Gabriela Rocha
5º – Anderson Freire

Vale lembrar que a plataforma Deezer realiza, anualmente, um evento para contemplar os artistas de outras categorias da música, geralmente em dezembro, como afirma o Diretor da empresa no Brasil, Bruno Vieira.

O projeto:

A empresa também abriu as portas de sua sede em São Paulo e recebeu no estúdio mais de 30 artistas de música gospel, entre eles Fernandinho, Aline Barros, André Valadão, Jamily, Kemuel, Gabriela Rocha e Isadora Pompeo.

Dentre os projetos recentes que envolvem o gênero musical gospel estão o lançamento do Deezer Session com a Jamily, Deezer Lendas com David Quinlan e Adhemar de Campos, e o Deezer Apresenta com nomes como Kemuel, Daniela Araújo e Oficina G3. Além destes houve participações de Aline Barros, Fernandinho, Gabriela Rocha, Eli Soares, PC Baruk, Priscilla Alcântara, Livres, entre outros, com apresentações no escritório da Deezer com streaming ao vivo nas redes sociais da plataforma e dos artistas.

O foco no mercado gospel também resultou em parcerias com gravadoras e lançamentos exclusivos de artistas da Deezer. Uma delas foi feita com Aline Barros, que fez uma sessão live para promover o álbum infantil ImaginaAline. A cantora, que é uma das principais vozes gospel do Brasil, alcançou mais de 1,6mi de seguidores em seu perfil dentro da Deezer. O cantor Fernandinho é outro fenômeno e tem 1,5mi de seguidores, assim como Bruna Karla, que atingiu a marca de 1,2mi, e Gabriela Rocha, que logo deverá atingir 1m de fãs.

Outros projetos relevantes para a Deezer também tiveram a participação de artistas da música gospel. O Deezer Moods, que consiste em um desafio para que artistas escolhem músicas para cada momento, foi realizado com Gabriela Rocha, André Valadão e Priscilla Alcântara. Por fim podemos destacar o Faixa a Faixa, realizado por Bruna Karla e Rayssa & Ravel.

Sobre a música Gospel na Deezer:

Em ascensão no Brasil, a música gospel se posiciona desde 2013 como o segundo gênero musical mais ouvido no país, atrás apenas do sertanejo. Em uma nação onde 32% da população se declara evangélica, segundo dados da pesquisa Datafolha divulgados em 2017, este público se tornou estratégico para a Deezer e levou áreas de interesse deste nicho, incluindo artistas e gravadoras, além de ouvintes. O resultado deste trabalho, iniciado no segundo semestre de 2016, foi um crescimento na audiência em 300% desde que o Canal Gospel foi criado.

“A estratégia implantada desde outubro de 2016, quando trouxemos para dentro do nosso time um especialista neste mercado se mostrou certeira. Fortalecemos a presença da Deezer neste nicho e apoiamos as gravadoras e artistas a entregar seu conteúdo a milhares de fãs por meio do streaming. O resultado foi o crescimento do Canal de Música Gospel para o segundo canal de gênero mais consumido dentro da plataforma e, o mais importante, atraímos novos usuários que ainda não estavam no mundo digital começando a ouvir a música gospel no streaming pela Deezer” – Bruno Vieira, Diretor Geral da Deezer no Brasil.

Para efeito de comparação, o Canal Músicas Cristãs, que incluía também músicas católicas antes da implantação do Canal Gospel, em outubro de 2016, era o 11º canal de gênero mais ouvido na Deezer. Três meses após a criação, o Canal Gospel já era o quarto no ranking de streaming da empresa e, atualmente, é o vice-líder, atrás apenas do Canal Sertanejo.

“Nosso trabalho tem ido muito além das barreiras do aplicativo, desde o início do projeto temos sido alicerce para impulsionar a adoção do streaming pelo público cristão e transformar o consumo digital em execuções legais. Somos o único serviço de streaming a ter um projeto exclusivo para o público gospel e nosso objetivo é transformar o mercado e levar cada vez mais conteúdo e diversidade de catálogo para o Brasil e para o mundo” – Lincoln Baena, Editor de Música Cristã da Deezer para a América Latina

Sobre a Deezer:

A Deezer conecta 14 milhões de fãs de música ativos mensalmente de todo o mundo com mais de 53 milhões de faixas. Disponível em 180 países em todo o mundo, a Deezer dá acesso imediato ao mais diverso catálogo de streaming de música em qualquer dispositivo. A Deezer é o único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos nossos editores de música. Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você. Deezer está disponível no seu dispositivo preferido, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames.

Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em Londres, Berlin, Miami, São Paulo e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web em deezer.com.

Veja a galeria de fotos!

Deezer: 2o Gospel Day celebra sucesso da música gospel na plataforma e premia artistas destaque em 2017
To Top