Opinião

‘Check Mate’: o jogo de xadrez visionário de Anitta


Ninguém pode negar que esse ano de 2017 só deu Anitta. A cantora explodiu no cenário musical, tanto brasileiro como internacional. Tudo começou com a canção “Sim ou Não” com a participação do cantor colombiano, Maluma, em espanhol, depois a “Paradinha” . Desde então ela vem mostrando que chegou pra ficar e consolidar uma carreira internacional. A partir daí, a cantora teve uma visão bastante ousada e empreendedora, decidindo mudar as regras do jogo, apostando em novo projeto, intitulado “Check Mate”, no qual ela lançou quatro músicas e seus respectivos videoclipes, sendo um por mês, abrindo mão de lançar um novo álbum, o qual demandaria muito mais trabalho logístico e artístico. Com essa tacada de mestre, Anitta conquistou o top 100 da plataforma de streaming mais popular do planeta, o Spotify, e é uma das artista mais ouvidas no mundo, sendo também a única brasileira no ranking.

A carioca apostou em uma estratégia nunca realizada no cenário musical brasileiro. Ela começou o “Check Mate” pelo fim, dando pistas e deixando vazar deliberadamente informações sobre a última música do projeto, intitulada, “Vai Malandra”, deixando todos os fãs, críticos e a mídia, ansiosos e curiosos pelo o que veriam mais adiante. Evidentemente, muitos ainda duvidavam do seu potencial e inteligência, além de acharem que “Check Mate” seria derrubado pela rainha, ou seja, seria um total fracasso.

Porém, as críticas não a abalaram, e no dia 3 de setembro, a primeira música foi divulgada: “Will I See You”, uma bossa nova em Inglês, a qual Anitta mostrou a todos que sabia o que estava fazendo, além de mostrar para muitos que ela sabe cantar e que tem capacidade de entreter um público mais adulto.

Em outubro veio “Is that For Me”, com a participação do DJ Alesso. Outra tacada de mestre de Anitta, pois aqui ela pôde aproveitar da popularidade do DJ e tentar se inserir ainda mais no cenário musical internacional. Para divulgar o material, ela se apresentou ao lado de Alesso no mais importante festival de música eletrônica realizado no Brasil, o Ultra Brasil.

Já em novembro, a artista moveu outra peça certeira do seu tabuleiro de xadrez, chamada “Downtown”, canção em espanhol, em parceria com J. Balvin, que é hoje um dos cantores latino mais influentes no mundo. Essa empreitada de Anitta rendeu a ela nada menos que 10 milhões de novos ouvintes no Sportify e o clipe tem até o momento cerca de 61,608 milhões de visualizações, ultrapassando “Is That For Me” que tem atualmente, 49,719 milhões.

Dezembro chegou e nesta última segunda-feira, 18, Anitta deu literalmente seu xeque-mate lançando “Vai Malandra”, com a participação de Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martins . A cantora encerra seu projeto com chave de ouro, melhor dizendo, com a rainha de ouro. Para isso, Anitta voltou às suas raízes, subindo o morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, para gravar o clipe da sua última canção. Com pessoas reais da comunidade, Anitta explora o cenário da vida real, sem mascarar, censurar ou romantizar a favela e ela própria. A cantora mostra desde suas celulites nas pernas e bunda, passando pelos biquínis de fita isolante, até as motos táxis que circulam pelas ruas estreitas e de fiações sinuosas.

“Check Mate” chegou ao fim, mas com certeza Anitta calou a boca de muitos e deixou seu recado. Ela não é apenas aquela garota que todos diziam que não passaria de uma música e que de fato, ela era só mais uma que rebola bem. Ela mostrou que é a Anitta quem se administra, quem se empresaria, quem se dirige artisticamente, trabalha o marketing como alguém que tem muitos anos de experiência e que é inteligente o suficiente para desbravar o mundo da música internacional. De acordo com a Billboard, uma das maiores revistas especializadas em informações sobre a indústria musical, a carioca é uma das 50 artistas mais influentes nas redes sociais no mundo, sendo ela a única brasileira na lista – “Check Mate” é ou não o jogo de xadrez mais visionário de Anitta!?

‘Check Mate’: o jogo de xadrez visionário de Anitta
To Top