Mamma Mia!. Foto: Divulgação.
Cinema

Aniversário: Filmes que completam uma década de existência (Parte 1)

2008 parece que foi logo ali, não? Pois é, mas lá se vão dez anos! Vamos dar uma olhada e relembrar alguns filmes que estrearam naquele ano?

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button)

O Curioso Caso de Benjamin Button. Foto: Divulgação.

O Curioso Caso de Benjamin Button. Foto: Divulgação.

Como não lembrar a história do homem que nasce idoso e rejuvenesce à medida que o tempo passa! O filme conta a vida do personagem por várias décadas, numa trajetória de aventuras e encontros e desencontros com o amor de sua vida, Daisy. O filme, baseado em um conto de F. Scott Fitzgerald (autor do romance O Grande Gatsby, entre outros), foi dirigido por David Fincher (um ano após ter feito o criticamente aclamado Zodíaco) e estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett (fazendo casal pela segunda vez, após Babel, de 2006). Foi também o filme que revelou Taraji P. Henson, na personagem da mãe adotiva de Benjamin, e que hoje protagoniza a série Empire. O filme foi indicado para 13 Oscars – incluindo Ator para Pitt e Atriz Coadjuvante para Henson – e levou 3: Direção de Arte, Maquiagem e Efeitos Visuais.

Kung Fu Panda

Kung Fu Panda. Foto: Divulgação.

Kung Fu Panda. Foto: Divulgação.

Nesta comédia de artes marciais de animação computadorizada, Po é um urso panda que trabalha na loja de macarrão da família e sonha em tornar-se um mestre de kung fu; para a surpresa de todos, quando um perigoso leopardo da neve foge da prisão, Po é o escolhido para derrotá-lo e trazer a paz a seu povo. Dirigido por John Stevenson e Mark Osborne, o filme é tido como o trabalho de animação mais complexo da DreamWorks até então. O elenco de vozes é estelar: além de Jack Black no papel principal, temos Dustin Hoffman, Angelina Jolie, Ian McShane, Lucy Liu, Jack Chan e Seth Rogen. O filme foi um grande sucesso de crítica e público (a terceira maior bilheteria do ano), e rendeu duas sequências: Kung Fu Panda 2, de 2011, e Kung Fu Panda 3, de 2016.

Deixa Ela Entrar (Let the Right One In)

Deixa Ela Entrar. Foto: Divulgação.

Deixa Ela Entrar. Foto: Divulgação.

Em Estocolmo, Oskar é um garoto solitário e que sofre bullying na escola, mas sente-se incapaz de reagir; tudo muda quando ele conhece Eli, garota que acabou de se mudar e que está envolta em um mistério pessoal. Baseado no livro de mesmo nome de John Ajvide Lindqvist, que também escreveu o roteiro, este terror vampiresco sueco foi dirigido por Tomas Alfredson – que, posteriormente, viria a dirigir O Espião que Sabia Demais. O filme foi um grande sucesso de crítica e foi alçado a notoriedade mundial, tanto que, apenas dois anos depois, em 2010, ganhou uma versão americana, Deixe-me Entrar, dirigida por Matt Reeves (de Cloverfield: Monstro).

Trovão Tropical (Tropic Thunder)

Trovão Tropical. Foto: Divulgação.

Trovão Tropical. Foto: Divulgação.

Três astros de Hollywood vão para o sudeste asiático para participar de um filme de guerra de grande orçamento chamado Trovão Tropical; logo após o início das filmagens, no entanto, eles se veem no meio de uma guerra real, o que os obriga a encarnar seus personagens. A comédia de ação, que tem várias tiradas sátiras dirigidas à indústria cinematográfica, é dirigida por Ben Stiller e tem como trio principal: ele próprio, Jack Black e Robert Downey Jr. Completam o elenco Steve Coogan, Nick Nolte e Matthew McConaughey. Tom Cruise tem uma participação hilária, por trás de uma pesada maquiagem, como um excêntrico executivo de Hollywood. Na época, o filme gerou certa controvérsia por sua abordagem de deficiência mental e uso de black face, mas, no geral, recebeu críticas muito positivas. Robert Downey Jr. foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação.

Mamma Mia!

Mamma Mia!. Foto: Divulgação.

Mamma Mia!. Foto: Divulgação.

Adaptação do musical homônimo de 1999, composto apenas por canções da banda ABBA (como “Dancing Queen”, “Voulez-Vous”, “The Winner Takes It All”), traz a história de Donna (vivida por Meryl Streep), uma mulher que vive em uma ilha grega e está para casar a filha Sophie, sendo que esta resolve convidar para a festa 3 ex-namorados na mãe, na esperança de que um deles seja seu pai. Foi o primeiro filme dirigido por Phyllida Lloyd (que três anos depois viria a dirigir Streep em A Dama de Ferro, rendendo um terceiro Oscar à atriz), e também tem no elenco: Pierce Brosnan (de 007 – Um Novo Dia Para Morrer), Colin Firth (de O Discurso do Rei) e Stellan Skarsgard (de Thor e Ninfomaníaca). O filme foi a quinta maior bilheteria daquele ano e justamente agora, em 2018, ganhará uma continuação, Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo.

Aniversário: Filmes que completam uma década de existência (Parte 1)
To Top